CBF planeja setor só para vacinados e estádios com até 30% de ocupação

Publico no Morumbi.. (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

A CBF tem avançado na discussão para o projeto-piloto que prevê a presença de público nos estádios a partir das quartas de final da Copa do Brasil

Os duelos das oitavas de final terminam essa semana e as quartas de final tem as datas revistas para acontecerem entre os dias 25 de agosto e 1 de setembro.

Oara esta fase, a CBF pensa em trabalhar com um teto de 30% de ocupação das arquibancadas, reservando um setor exclusivo para quem tiver sido vacinado (imunização completa).

A vacinação não será a única exigência. Quem não estiver imunizado apresente exame PCR feito até 72 horas antes da partida ou antígeno de até 48 horas de antecedência. O motivo é que a testagem via antígeno é mais rápida e mais barata para a população, o que tenderia a evitar um afastamento da torcida por motivos financeiros.

O plano da CBF é espalhar os torcedores por setores, observando a distribuição de assentos para gerar distanciamento social. Se for possível separar o espaço em quatro partes, uma delas seria o espaço exclusivo para vacinados. Quem tiver sido imunizado e quiser acompanhar outra pessoa em setor diferente, pelo plano atual, deve fazer algum dos exames exigidos. A verificação para checar se quem comprou o ingresso realmente foi imunizado será feita via base de dados do SUS. 

A questão dos testes faz parte de uma das quatro matrizes que a CBF está desenvolvendo para o projeto-piloto. Desse bloco fazem parte questões de segurança, controle de fraudes em exames e uma forma de auditar os dados antes dos jogos.

O que gera maior dor de cabeça para a CBF é encontrar uma maneira de barrar qualquer tentativa de fraude. A final da Copa América, da qual vários torcedores foram barrados por apresentarem resultados falsos, é um exemplo recente.

Há uma tentativa de estabelecer conexão com laboratórios e farmácias para que os resultados sejam remetidos diretamente para um sistema da CBF.

Fonte: UOL
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.