CBF é contrária a criação da Supercopa Sul-Americana

O desejo da Conmebol de criar a Supercopa Sul-Americana esbarra na CBF, que é contrária por conta do calendário

O desejo da Conmebol de criar a Supercopa Sul-Americana esbarra na CBF, que é contrária por conta do calendário

A Conmebol tem a ideia de recriar uma versão nova da antiga Supercopa dos Campeões da Libertadores, competição que teve dez edições entre 1988 e 1997 e que contava apenas com clubes que já levantaram a taça da Libertadores.

O objetivo da entidade sul-americana seria preencher as últimas duas vagas, do total de seis, para o novo Mundial de Clubes que entrará em disputa a partir de 2021. No entanto, a CBF é contrária à criação do torneio, e o principal motivo é o calendário.

Levando em consideração as notícias sobre o planejamento da Conmebol para o torneio, a reedição seria disputada entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021. No calendário da CBF para 2020, o período de férias para os jogadores já foi confirmado para o período entre 9 de dezembro de 2020 a 7 de janeiro de 2021.

Seria o primeiro empecilho mais óbvio dentro do calendário brasileiro. O outro seriam as datas separadas para os jogos de times do nosso país: oficialmente, a temporada começa em 19 de janeiro, com a Supercopa do Brasil (que em 2020 colocará frente a frente Flamengo e Athletico), e termina em 06 de dezembro.

Por outro lado, a Conmebol não confirmou a criação de uma Supercopa ou de qualquer outra competição que sirva como classificatória para o novo Mundial, mas a intenção existe e caso seja implementada da forma citada aqui, já representaria um desafio enorme dentro do já confuso calendário brasileiro.

Foto: Divulgação
Fonte: Goal.com