in ,

CBF apresenta calendário para da temporada de 2022 aos clubes

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou hoje (4) aos clubes o calendário para a temporada 2022 do futebol brasileiro

No cronograma montado pela entidade, segundo o UOL Esporte, os estaduais vão começar a partir de 26 de janeiro.

Assim, o próximo ano do futebol brasileiro vai ter o seu início durante uma data Fifa. Ao longo da atual temporada, a realização de jogos em períodos reservados para partidas das seleções causou polêmica e até mesmo tentativa de paralisar o Campeonato Brasileiro. 

A seleção tem compromissos pelas Eliminatórias nos dias 27 de janeiro e 1 de fevereiro. Logo, quem atua em solo brasileiro terá um problema maior para estar em forma, caso esteja nos planos de Tite para os jogos contra Equador e Paraguai. 

LEIA MAIS
Confira nova data do lançamento do token do São Paulo
Com Ceni, São Paulo melhora produção ofensiva

Outro problema para os clubes no início de 2022 será o curto tempo de preparação. As equipes vão ter em torno de dez dias de pré-temporada, já que as férias de 30 dias para os jogadores vão começar em 15 de dezembro, data da final da Copa do Brasil, para os dois clubes finalistas — Atlético-MG e Athletico. Para os demais que estiverem em disputa no Brasileirão, o calendário de 2021 acaba em 9 de dezembro. Logo, o retorno das atividades para o time principal pode ser antes, em 9 de janeiro. 

O calendário de 2022 é peculiar por conta da Copa do Mundo, disputada a partir de 21 novembro e que demandará liberação máxima dos jogadores no dia 14. Mesmo assim os estaduais continuam com 16 datas. A alteração sobre o Mundial fará com que Brasileirão termine bem antes do que o normal, ainda em 13 de novembro. 

A Série A do Brasileirão começa e 10 de abril. A Copa do Brasil se iniciará e 23 de fevereiro e terminará em 19 de outubro. A Supercopa do Brasil, jogo entre o campeão brasileiro de 2021 e o campeão da Copa do Brasil, será em 20 de fevereiro. 

A Libertadores vai de 23 de fevereiro até 29 de outubro, com a decisão em Guayaquil, no Equador. A Sul-Americana, por sua vez, começa em 6 de abril, com decisão em 1º de outubro. As datas da Recopa ficaram em 9 e 16 de março. 

Foto: Reprodução
Fonte: UOL Esporte

O que achou?

Escrito por Natália Milreu