Cafu: “São Paulo de Telê era melhor do que o Flamengo de Jorge Jesus”

Ídolo são-paulino também falou sobre as mudanças em sua posição e cravou Dani Alves como o melhor lateral direito da atualidade

Multicampeão com o São Paulo no início dos anos 90, Cafu não teve dúvidas ao escolher quem é melhor entre o time comandado por Telê Santana e o atual Flamengo de Jorge Jesus. 

“O São Paulo de Telê”, cravou o ex-lateral. 

“Aquele time foi bicampeão da Libertadores, bicampeão mundial, campeão brasileiro, campeão regional. Aquele time encantava não só nacionalmente como internacionalmente também. Foi um período bacana que nós vivemos, quando o futebol brasileiro passou a ser respeitado mundialmente graças àquele São Paulo”, falou. 

Cafu também falou sobre o legado deixado na seleção brasileira por ele e Dani Alves, seu sucessor na posição.

“O que eu fiz na seleção brasileira e no futebol mundial ficou marcado e vai ficar marcado pra sempre. O que o Daniel fez ficou marcado e vai ficar marcado pra sempre, tanto na seleção quanto nos clubes”, afirmou.

E completou: “Essas próximas gerações de laterais terão que correr e jogar muito para que possam fazer aquilo que eu fiz e o que o Daniel fez em relação a conquista de títulos não só nacionalmente, mas também internacionalmente”.

Cafu se aposentou em 2008 e, de lá pra cá, o futebol evoluiu e mudou muito. Ele analisou essas transformações e escolheu quem, em sua opinião, é o melhor do mundo na atualidade.

“Atualmente, o melhor lateral do mundo é o Dani Alves, mas mudou [a posição] muito desde a minha época. Antes o lateral atacava, defendia, marcava o meia, fazia cobertura do zagueiro e ainda tinha que chegar na linha de fundo pra cruzar e, às vezes, até fazer gol. Hoje em dia modernizou muito. Eles jogam como alas, então praticamente eliminou-se algumas funções devido ao esquema tático de alguns treinadores. Eles acabaram modernizando muito os laterais”.

Foto: Divulgação
Fonte: Goal.com