Artilheiro gelado, o fenômeno da base do São Paulo
Centroavante canhoto é a grande joia de Cotia e sensação com a torcida, mostra uma frieza impressionante nas finalizações das jogadas
Tudo parecia perdido. Ou seja, o Tricolor perdia o jogo decisivo com o Criciúma, valendo a vaga para a grande final. Tudo parecia perdido! Até que Ryan Francisco devolveu o sorriso nas expressões preocupadas nos torcedores anciosos.
Pênalti para o São Paulo aos 43 do segundo tempo: Ryan cobra com uma frieza inacreditável. Jogo empatado e um alívio geral. A partida encaminha para a decisão por pênaltis, porém, nos acréscimos, outra penalidade para o Time da Fé. O predestinado asume a responsabilidade e repete a cobrança com a mesma frieza e categoria: duas cavadinhas indefensáveis qque merecem um capítulo nas enciclopédias do futebol.
O caminho para a glória
Antes de vestir a camisa do Tricolor, Ryan passou pelo Palmeiras. Curiosamente, o centroavante pertencia à Academia ainda criança, no sub-11, antes de ser dispensado do clube. Nesta mesma época, chegou a jogar com nomes de peso do Palmeiras que brilhariam no futuro, como Endrick, que está no Real Madrid, e Luis Guilherme, do West Ham.
Todavia, sua saída do rival não o transformou em um jogador esquecido, muito pelo contrário. Foi chamado em 2020 para atuar no SKA Brasil, time de base administrado por Edmilson ex-ídolo tricolor. De lá, chamou a atenção do São Paulo e se tornou oficialmente uma cria de Cotia.
O desempenho na Copinha é a continuidade de uma temporada de alto nível do jogador. Em 2024, o camisa 9 do São Paulo balançou as redes 38 com 11 assistências. O jogador foi fundamental na conquista da Copa do Brasil sub-20 e marcou dois gols na final contra o rival Palmeiras.
Os números do jovem fenômeno
Em 2025, já são dez gols e uma assistência em nove jogos no ano. Ryan se tornou um dos principais goleadores sub-20 do país. Nas competições nacionais da categoria, Ryan é o maior artilheiro do Brasil em 2024 com 31 gols.
A frieza para transformar em gols boa parte dos seus lances de ataque rendeu ao atacante um apelido que já caiu no gosto da torcida e dos companheiros de equipe. A comemoração esfregando os braços fazendo uma referência à sua calma para concluir as jogadas, assim como mostrou nos pênaltis na semifinal da Copinha. Craques do time profissional como Lucas, Luciano e Pablo Maia se renderam ao jovem centroavante e compartilharam o momentos em suas redes sociais.
Foto: São Paulo
Fonte: Lance!
Não perca nada sobre nosso São Paulo FC!
Siga o SPFC Notícias em nossas redes sociais: Instagram | Twitter (X) | Facebook | Threads | Whatsapp