A Conmebol já definiu os árbitros que comandarão as partidas da próxima rodada da Copa Libertadores

O Tricolor vai enfrentar a LDU, em Quito, nesta terça-feira, às 21h30. A partida terá transmissão da Conmebol TV, mas nós do SPFC Notícias faremos o minuto a minuto da partida, além disso, você pode acompanhar em tempo real em nossas redes sociais.

Apesar de Roldán ser experiente e ter inclusive participado de Copa do Mundo, a notícia provavelmente não caiu bem nos lados do Morumbi. 

Isto porque o juiz tem um histórico de problemas com o Tricolor em competições continentais.

Em 2011, por exemplo, Wilmar apitou a derrota são-paulina por 2 a 0 para o Libertad, em Assunção, que custou a eliminação do time paulista na Copa Sul-Americana. Após o jogo, ele expulsou o lateral esquerdo Juan, que acusou o árbitro de ter sido racista. Segundo o ex-jogador do Tricolor, o colombiano o chamou de “macaco“.

“No lance em que fui cobrar os três minutos de acréscimo, o árbitro falou para mim: ‘sai daqui, macaco’. E quando eu falei para ele, ‘me chama agora de macaco’, ele agiu covardemente e me expulsou. Isso que a Conmebol faz é uma brincadeira”, denunciou Juan, na ocasião.

Dois anos depois, em março de 2013, em um jogo válido pela Libertadores, Roldán voltou a provocar a fúria dos são-paulinos ao estar presente em um empate por 1 a 1 com o Arsenal de Sarandí, no Pacaembu. O atacante Luis Fabiano (que havia sido titular da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2010) afirmou ter sofrido uma série de injúrias raciais durante a partida, tendo Wilmar Roldán sido conivente com a prática.

Roldán ainda marcou um pênalti controverso para os argentinos, aos três minutos do segundo tempo, e expulsou o atacante Luís Fabiano ao término do confronto.

“O juiz estava estranho, falando que ia me tirar do jogo. Os jogadores do Arsenal me chamaram de macaquito várias vezes, mas eu não seria idiota de insultar o juiz”, justificou o Fabuloso, após a expulsão.

Wilmar Roldán – Wikipédia, a enciclopédia livre
Wilmar Roldán será o árbitro da partida entre LDU x São Paulo. (Foto: Divulgação)

O São Paulo voltou a reencontrar Roldán na Libertadores de 2015. Ele apitou a vitória por 1 a 0 sobre o San Lorenzo, no Morumbi, e teve atuação discreta. A equipe argentina foi dirigida no torneio daquele ano pelo ex-técnico do Tricolor, Edgardo Bauza.

Em 2019, na partida contra o Talleres, Roldán não teve nenhuma culpa no resultado e foi muito justo na expulsão de Hudson, que certamente foi punido com dois cartões amarelos naquela partida.

No total ele apitou seis jogos do São Paulo. Nós vencemos duas, empatamos uma e perdemos três. Nestas seis partidas, foram 16 cartões amarelos e um vermelho para o Tricolor e 26 amarelos, um vermelho e três pênaltis a favor de nossos adversários.

Foto: Conmebol

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.