Análise Tática: como fica o tricolor sem Militão

0

Sem Militão, Aguirre perde o seu principal encaixe tático; Sobretudo há vida sem o jovem talento

Nesta terça-feira (24), o torcedor são-paulino teve uma “triste” notícia; o jovem Éder Militão acertou sua ida ao Porto, atual campeão português, e fica no São Paulo por apenas mais quatro jogos.

Militão é peça essencial no esquema do uruguaio Diego Aguirre, que comanda o tricolor vice-líder do campeonato brasileiro e ainda vivo na copa Sul-americana. Aliás, por quê Militão é tão importante no time são-paulino?

O jogador, que é muito talentoso, também tem o fator de ser polivalente a seu favor. Aguirre usa o sistema 4-2-3-1, assim como muitas outras equipes no futebol mundial. Porém, o 4-2-3-1 de Aguirre tem mais variações que os demais, e Militão facilita muito esse trabalho.

Normalmente, as equipes que jogam nesse sistema, se defendem com duas linhas de quatro jogadores e outros dois avançados, o time de Aguirre usa essas duas linhas em algumas circunstâncias apenas. Quando a equipe adversária chega mais perto do gol tricolor, o São Paulo trabalha com uma linha de 5 e outra na frente com 3, as vezes com 4.

Disposição tática do São Paulo de Aguirre

Aí entra a polivalência de Militão, que facilita o sistema por ser zagueiro e ter boa estatura.

O recém contratado Bruno Peres deve ser o substituto na lateral-direita, mas o ex-Roma tem características diferentes de Militão.

Bruno é um lateral muito veloz, habilidoso e com características ofensiva, ou seja, não pode fazer o papel de terceiro zagueiro, como faz Militão.

Sobretudo, há vida no São Paulo sem o jogador. A solução para esse “problema” pode ser o volante Jucilei, que também já atuou como zagueiro e pode facilmente ser o 3° zagueiro no esquema de Aguirre:

Contudo, temos que confiar em Aguirre, e nossos diretores, que estão fazendo um ótimo trabalho neste ano, não atoa somos hoje um dos favoritos ao titulo brasileiro. Perdemos força defensiva com a saída do Militão, é verdade, mas em compensação o Bruno Péres nos trás mais qualidade ofensiva e velocidade nos contra-ataques.

Já imaginaram um contra-ataque com Éverton, Rojas e Bruno Péres, além de Nenê e Diego Souza? Deus tenha piedade de nossos adversários. Forte abraço nação são-paulina!

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.