“MorumBIS”! Entenda a mudança na fachada do estádio do São Paulo

Devido ao acordo fechado com a Mondelēz, o estádio passará por mudanças e sua fachada cederá lugar para novo nome: o “MorumBIS”.

Nova provável fachada do MorumBIS

Reprodução Instagram (Gabriel Sá)

Devido ao acordo fechado com a Mondelēz, o estádio passará por mudanças e sua fachada cederá lugar para novo nome: o “MorumBIS”.

História do estádio

Nos primeiros anos de fundação, o São Paulo Futebol Clube utilizou como sede e campo a Chácara da Floresta, e por esse motivo passou a ser apelidado de São Paulo da Floresta no primeiro período de existência da agremiação, de janeiro de 1930 até maio de 1935. Após ser refundado em dezembro de 1935, o clube não tinha um campo próprio, situação que o levou a usar estádios como o Pacaembu e o Canindé.

O sonho de construir um estádio próprio do clube era grande e em dezembro de 1951 uma área foi adquirida pelo São Paulo Futebol Clube. No ano seguinte, o presidente do clube, Cícero Pompeu de Toledo, procurou Laudo Natel, diretor do Bradesco, propondo-lhe que assumisse o clube administrativamente.

E finalmente, em 2 de outubro de 1960, nasce o tão famoso Estádio Cícero Pompeu de Toledo, conhecido também como Morumbi. Após esta inauguração, o estádio passou a ser chamado de “o maior estádio particular do mundo”, apesar da redução de sua capacidade de 120 mil para 85 mil espectadores nos anos 90, por medida de segurança. Entre 1994 e 1996, o estádio do Morumbi passou por uma série de reformas para melhorias na estrutura (que apresentava falhas) e para a colocação de assentos nas arquibancadas e nas chamadas “gerais”, além de ter sua capacidade reduzida em 10 mil pessoas.

Reprodução Pinterest

Mas afinal, quem foi Cícero Pompeu de Toledo?

Reprodução Site Estádio do Morumbi

Cícero Pompeu de Toledo foi um dirigente esportivo brasileiro das décadas de 1940 e 1950, que ingressou no tricolor em 1939 como secretário da diretoria, e em 1947 assumiu a presidência do clube, sendo reeleito consecutivamente até 1957, ano em que se afastou do cargo por problemas de saúde.

Em suas últimas gestões à frente do tricolor, incentivou a formulação do projeto de construção do Estádio do Morumbi, dando início à construção da praça de esportes que hoje leva o seu nome, mas veio a falecer de infarto e não teve a felicidade de ver a obra concluída.

Em um determinado momento, uma troca foi proposta pela prefeitura, na qual esta ficaria com o Estádio do Morumbi e o São Paulo Futebol Clube, com o Pacaembu. Mas Laudo Natel, apoiado por toda a diretoria, prosseguiu e venceu a batalha, após a morte de Cícero Pompeu de Toledo.

Mudança na fachada

Um dia após a vitória por 3 a 0 sobre o Água Santa, pelo Campeonato Paulista, o São Paulo deu início à mudança na fachada do seu estádio. O clube começou a retirar parte dos letreiros do Cícero Pompeu de Toledo, elemento tradicional e de nostalgia que logo mais cederá lugar para exibir o nome “MorumBis”. A transformação se dá por conta de uma parceria com a Mondelēz, empresa do ramo alimentício que tem como uma de suas marcas o chocolate Bis. O estádio começou a ser chamado desta forma desde o início do ano. O acordo para a venda dos naming rights, válido por três anos, foi firmado em dezembro de 2023. As mudanças no MorumBis não se limitam a fachada. Na parte de dentro, alguns setores do estádio farão lembranças a outros produtos da marca, como a referência a “Leônidas Diamante Negro”. O São Paulo não divulga os valores de maneira oficial, mas estima-se que a Mondelēz irá pagar R$ 25 milhões a cada ano pelo contrato de três temporadas, somando no total o montante de R$ 75 milhões.


Foto: Reprodução Instagram (Gabriel Sá)

Fonte: SPFC Net e Estádio do Morumbi

Não perca nada sobre nosso São Paulo FC!
Siga o SPFC Notícias em nossas redes sociais: Instagram Twitter Facebook | Threads | Whatsapp