Crônica – São Caetano 1×0 São Paulo
Com erro defensivo, Tricolor cede gol ao time do ABC que jogará pelo empate no Morumbi na próxima terça-feira
A estreia de Diego Aguirre no comando do Tricolor foi muito ruim e cheio de fatos que nos deixa preocupado. Porque insistir em Diego Souza como centroavante? Porque Não colocar um centroavante no jogo (Brenner)? Porque não tirou um jogador defensivo por um ofensivo? Poruqe não seguiu com o time que ganhou no meio da semana? Ok, ok, não estou aqui para criticar o treinador que fez sua primeira partida, mas não vou passar a mão em sua cabeça.
As substituições não foram tão ruins, mas as escolhas poderia ser melhor. Bom, já foi. Perdemos e agora precisamos de um resultado muito bom na próxima terça, se quisermos avançar e buscar o título que não conquistamos desde 2005.
O JOGO
PRIMEIRO TEMPO
O São Paulo jogou muito mal, principalmente no primeiro tempo. Muitos erros de passes, nenhuma jogada de infiltração e o principal erro: DIEGO SOUZA DE CENTROAVANTE. Cara, não é possível alguém acreditar que ele jogue assim. NÃO DÁ!
Voltando a falar do jogo, o São Caetano fez o que todo mundo faz contra o Tricolor: apertou a marcação no ataque e confundiu a saída de bola.
Com muitos erros de passes e bastante lento na transição, o São Paulo pouco incomodou os donos da casa. Valdívia foi o único a jogar “mais a vontade” e buscar algumas jogadas, mas mesmo assim, não tinha com quem tabelar e tinha um cone na frente esperando a bola chegar, enquanto que Cueva e nene estavam muito bem marcados.
A primeira chegada do SPFC foi com Nene que mandou a bola por cima do gol, sem nenhum perigo para os donos da casa, que aos nove minutos tiveram a primeira chance, mas em erro de seu atacante, Jean fez a defesa.
Aos 15 minutos a primeira advertência partida. Rodrigo Caio levou cartão amarelo, por falta em Ermínio. Na cobrança, o Azulão assustou Jean, mas a bola foi pra fora.
O jogo estava lá e cá, com os dois times buscando alguma maneira de abrir o placar e o São Caetano quase conseguiu aos 29 minutos. Após escanteio de Chiquinho, pela esquerda, Max cabeceia para baixo e quase tira o 0 do marcador. A bola passou rente à trave.
Aos 37, mais uma boa chegada do time local, mas Alex mandou por cima do gol. O time são-paulino ainda não chegava com perigo, pouco criava e demonstrava que seria uma partida complicada, mais do que já estava sendo.
Antes que o árbitro encerrasse a primeira etapa, o time do ABC teve ainda mais duas boas chances, uma aos 43 e outra aos 44.
Fim de primeiro tempo, 0x0, mas precisaríamos mudar muito para a etapa final.
SEGUNDO TEMPO
E a mudança tão esperada não aconteceu. Aguirre não mexeu no intervalo, e o São Paulo continuou muito mal e o São Caetano voltou mais incisivo no ataque e quase marcou logo no primeiro minuto, com Chiquinho.
Não demorou muito e os mandantes abriram o placar. Aos sete minutos. Junior Tavares saiu na marcação e ninguém fez a cobertura, Alex Reinaldo sozinho cruzou, Jean errou feio ao tentar cortar, e Chiquinho TOTALMENTE LIVRE só desviou para as redes. Cadê o Militão?
Vale lembrar que um minuto antes do gol, Petros errou feio e quase deu um gol de graça para o São Caetano. Jean fez boa defesa e mandou para escanteio.
Aos 13 minutos, Cueva recebeu livre na área, dominou e chutou, mas a bola desviou em Max e foi pela linha de fundo. Dis minutos depois, o peruano saiu para a entrada de Maros Guilherme.
Com a substituição o São Paulo teve uma leve melhora e logo em seu primeiro lance, o camisa 23 teve boa chance, mas isolou a bola por cima do gol. O São Caetano começou a recuar e o São Paulo foi pra cima, mesmo que de forma totalmente desorganizada.
Diego Souza, de cabeça, quase empatou aos 20, as o goleiro Paes se esticou todo e desviou a bola para escanteio. Aguirre mudou o time e nos pegou de surpresa. Colocou Bruno na vaga de Militão, que não vinha bem, porém, seu substituto pouco fez na partida.
O Tricolor teve uma boa chance com Nene e outra com Diego Souza (ambos muito mal na partida), mas em nenhum dos lances o time local sofreu perigo.
Ainda Liziero entrou no lugar de Jucilei, mas o Tricolor não deslanchou. Bem fechado, o São Caetano conseguiu segurar a vantagem para o segundo jogo.
Para avançar, o São Paulo precisa de uma vitória por dois gols (ou mais) de diferença. Caso consiga apenas um gol de vantagem, a decisão será nos pênaltis. O empate coloca o São Caetano nas semifinais. O jogo está marcado para a próxima terça-feira, às 21h, no Morumbi.
FOTO: Anderson Gomes – Estadão