Ainda hoje as mulheres são minorias entre os sócios torcedores
Em pleno século XXI as mulheres ainda correspondem a uma parte muito pequena, um décimo do total, dos sócios torcedores dos 12 clubes mais populares do Brasil e o pior é que esse número diminuiu em sete dos clubes deste ano em relação a temporada anterior.
Estes são sinais de que o futebol brasileiro além de não acompanhar um movimento de inclusão feminina, continua desperdiçando dinheiro, pois as mulheres cada vez mais se interessam por futebol e não tem respaldo dos clubes e nem interesse.
Uma revista conhecida, pediu aos departamentos de marketing dos clubes brasileiros os percentuais de sócios ativos separados em sexo, feminino e masculino. Os dados remetem ao mês de setembro de 2016 e podem ser comparados aos de julho de 2015, quando o mesmo repórter fez a solicitação aos times.
Os clubes com mais associadas são Internacional, SCCP, Grêmio e SFC, nesta ordem, porém nenhum deles tem mais do que 22% de seu quadro social preenchido por mulheres. Já os clubes com menos associadas são Flamengo, Vasco, Botafogo e São Paulo, todos com 10% ou menos.
+Leia mais sobre Murici ainda sonha em voltar
Os clubes não enxergam ou não se importam, mas a inclusão das mulheres é uma grande oportunidade para os negócios. Há mais pessoas do sexo feminino do que masculino no Brasil. É certo que elas ainda têm salários inferiores aos deles, mas a diferença tem diminuído. As mulheres têm uma inadimplência muito menor do que os homens – ou seja, mantêm as contas em dia com mais regularidade, algo fundamental para programas de associação.
Alguns dados como esses fizeram as empresas priorizarem o público feminino em seus negócios, inclusive entre fabricantes de materiais esportivos, mas os clubes ainda não têm estratégias específicas formuladas para elas, ou seja a cada dia os clubes tem perdido a oportunidade de alcançar novos patamares em relação aos negócios com o público feminino engajado.
+Leia mais sobre Empate amargo
Em outra pesquisa feita em maio de 2016, com 2084 mulheres, entre 18 e 60 anos, em todo o país, mostrou que 80% das mulheres torcem para algum time e que 42% escolheu sozinha para qual time torcer sem influência de parentes e amigos.
O estereótipo da mulher que espera o marido com o rolo de massa na volta da pelada de domingo caiu por terra. Segundo a pesquisa 85% das mulheres nunca brigou com o parceiro por causa de futebol e 8% brigaram por torcerem por clubes diferentes. Metade das mulheres entrevistadas assiste aos jogos com seus parceiros e 7% relatou que gosta mais de futebol do que seu par.
Amor á camisa não tem sido suficiente para levar essas mulheres aos estádios, apenas 25% das mulheres frequentam os estádios e ainda assim poucas vezes ao ano. A violência e brigas no estádio são fatores importantes para esta causa, porém a falta de políticas para atraí-las aos estádios também é um forte impedimento.
São Paulina eu nasci – Escrito por Nathy TMZM, torcedora fanática do tricolor e redatora do SPFC Notícias
São Paulina eu nasci
Vendo as três cores no peito de minha avó paterna
Cada vez mais são paulina eu cresci
E minha vida tricolor será eterna
Meus olhos se enchiam de lágrimas
Ao ver em campo meu maior ídolo
Com aquelas defesas belíssimas
De honra a camisa virou meu maior símbolo
Rogério Ceni se consagrou campeão
Não apenas dentro de campo ou embaixo das traves
Mas no coração de toda uma nação
Jogando com vontade mesmo com contusões graves
Vi transformar futebol em arte Zetti, Cafu, Muller e Canhoteiro,
Dariu pereyra, França, Chulapas (Serginho e Aloisio) e Mineiro,
Assisti comandantes treinarem suas tropas , Telê e Murici
E seus soldados humildes Silas, Pita, Pedro Rocha e Raí.
Existem coisas nesta vida que nunca esquecerei
Com os gol de Luis Fabiano, Careca e Leônidas da Silva vibrei
E pelas defesas milagrosas de El Díos Lugano me apaixonei
Nas derrotas sempre entenderei e apoiarei
Futebol pra mim é mais que esporte
Forlán me mostrou que também é arte
Leonardo e Kaká da minha memória sempre farão parte
O tricolor para mim sempre será o mais forte
E com todo meu orgulho grito ao mundo inteiro
Três Mundiais, Três Libertadores e Seis Brasileiros
Como eu te amo tricolor
Em ti tenho meu bem de maior valor!!!