Por Onde Anda – Márcio Santos
O “Por Onde Anda” dessa semana é com, Márcio Roberto dos Santos, o Márcio Santos
Nascido no dia 15 de setembro de 1969 em São Paulo , Márcio Santos iniciou sua carreira no tricolor, em 1986, aos 17 anos, mas não ficou por muito tempo, apenas seis meses. Depois deste período, o jogador foi chamado pela comissão técnica e recebeu a notícia de que seria desligado.
Como ele sempre foi muito confiante de seu potencial, disse: “Hoje eu jogo de graça para vocês, mas um dia vocês terão que gastar muito dinheiro para me trazer de volta ”. E foi assim! Em 1997, o São Paulo pagou U$ 3,5 milhões para tê-lo de volta.
+ MICHEL BASTOS PODE DAR ADEUS TO TRICOLOR
Seu primeiro clube como profissional foi o Novorizontino-SP, em 1987. Três anos depois, se transferiu para o Internacional-RS, clube onde ficou por apenas um ano e conquistou o Gauchão de 1991.
Márcio jogou por quase dois anos na França e não ganhou nenhum título por lá, mas devido ao seu bom desempenho, fez com que Carlos Alberto Parreira o convocasse para a da Copa de 1994 no EUA.
Fazendo dupla de zaga com Aldair, Márcio Santos foi titular da seleção em todas as partidas da Copa e chegou a marcar um gol, contra Camarões, na fase de grupos. Na final, perdeu um pênalti, mas contou com uma “ajudinha” de Roberto Baggio e o Brasil acabou conquistando o Tetracampeonato Mundial.
Em 1997, voltou ao futebol brasileiro para defender o Patético-MG, e logo foi contratado para jogar no São Paulo Futebol Clube. Foram três temporadas no Tricolor, e mesmo com alguns desentendimentos com treinadores, em especial com Paulo César Carpegiani, o zagueirão realizou 93 partidas pelo tricolor, foram 48 vitórias, 18 empates, 27 derrotas, quatro gols marcados e a conquista do Paulistão de 1998.
Em 19 de abril de 2008, já com as chuteiras penduradas, Márcio Santos sofreu um acidente vascular cerebral, (AVC).
Após cinco dias internado no Hospital do Coração, o ex-atleta recebeu alta e graças a Deus não ficou com nenhum tipo de sequela. Um verdadeiro milagre. Esse fato ocorreu em Balneário Camboriú-SC, local onde Márcio Santos passou a morar depois que se aposentou.
Hoje o ex-jogador mora em Santa Catarina, tem um Shopping Center (que leva seu nome) na cidade de Balneário Camboriú, além dos outros imóveis, como casas e apartamentos, que mantém na cidade catarinense.
+ POR ONDE ANDA – FÁBIO SIMPLÍCIO
+ POR ONDE ANDA – JUNINHO PAULISTA
De vez em quando participa de algumas partidas de futebol Máster e também em partidas comemorativas.
Além disso, ele gosta de curtir a filhinha e, aos finais de semana, faz pequenas viagens com a família pelo litoral catarinense. Ele vem a Guarapuava periodicamente para visitar a família de sua esposa.
Márcio é casado com a guarapuavana Candida Travensoli Ferreira e é pai de Kiara Travensoli Ferreira Santos, de 4 anos.
Márcio Santos participou do revezamento da tocha olímpica em Balneário Camboriú.