Matheus Alves está embarcando para Moscou

Matheus Alves chegou ao São Paulo com 11 anos e foi destaque em todas as competições que participou

Foto: Divulgação São Paulo

O São Paulo anunciou nesta quinta-feira (10), a venda do meia Matheus Alves ao CSKA Moscou, da Rússia, aproveitando a janela de transferências do meio do ano. Portanto, o jogador, revelado pelas categorias de base do clube, deixa o Tricolor após nove anos no CT de Cotia, onde chegou com apenas 11 anos.

Destaque nas categorias de base

Cria de Cotia, o atleta acumulou conquistas importantes na base antes de ser promovido ao time principal em 2025. Assim, entre os títulos, destacam-se a Dallas Cup Sub-19 e a Copa do Brasil Sub-20, ambas em 2024, além da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2025. Além disso, na equipe profissional, o meia participou de 15 partidas, somando duas assistências e sendo titular em nove oportunidades.

Um bom negócio para o Tricolor

O negócio foi acertado em torno de 6 milhões de euros, aproximadamente R$ 39 milhões. Por outro lado, o São Paulo manteve 25% de mais-valia em uma futura venda do jogador. No entanto, Matheus Alves já estava afastado dos treinamentos desde a reapresentação do elenco após o Mundial de Clubes, à espera da definição da transferência.

A despedida da joia tricolor

Assim, antes de fazer as malas, Matheus despediu-se do clube pelas redes sociais:

“Desde os 11 anos representando essa camisa tão enorme do futebol brasileiro e mundial, defender as cores do São Paulo foi literalmente a realização de um sonho de infância. Hoje venho me despedir do clube que abriu as portas e me formou como atleta e homem. E diante disso tudo, só tenho que agradecer por tudo que fizeram por mim ao longo desses anos.”, escreveu o jovem atleta.

Estava nos planos do técnico

Embora a negociação seja relevante para o equilíbrio financeiro do clube, torna-se uma baixa significativa para Hernán Crespo, em sua reestreia ao comando do time neste sábado (12), diante do Flamengo, no Maracanã, às 16h30 (horário de Brasília). Portanto, o meia vinha sendo uma alternativa recorrente no setor central da equipe durante os primeiros meses do ano.

Matheus Alves chegou a ser convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira Sub-20 em maio, quando participou de três amistosos no Egito como preparação para a Copa do Mundo da categoria. Desse modo, a convocação refletiu o bom momento da “joia tricolor” antes de sua saída rumo ao futebol europeu.


Foto: Divulgação / SPFC
Fonte: Terra