Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Tradicional mascote do Tricolor apareceu pela primeira vez no dia 11 de setembro de 1943

Nesta segunda-feira (11), um dos mais tradicionais símbolos do São Paulo completa 80 anos de existência! Por mais que pudesse ser um tanto óbvia a associação desde a fundação do clube, o mascote do Tricolor, o Santo Paulo, somente surgiu no dia 11 de setembro de 1943, com a publicação de um cartum de Nino Borges no jornal paulistano A Gazeta Esportiva. 

O desenho original mostrava a figura de um santo, com auréola, segurando nos braços um garoto com o uniforme do São Paulo. A ilustração faz parte de uma arte maior, onde o cartunista apresenta mascote para todos os times do campeonato de 1943.

VEJA TAMBÉM:

O jornal legendou a página assim: “Como são chamados e conhecidos: Palmeiras com periquito – Mosqueteiro de calções pretos – Portuguesa briosa – Portuguesa fadista – Garoto – S. Paulo da fé, mais querido – Trem ferroviário – Leão de Macuco – Benjamin – D(ona). F. P. F – Vovô – Garboso ‘campeão da técnica e disciplina’”.

Pela ordem: Palmeiras, Corinthians, Portuguesa Santista, Portuguesa, Juventus, São Paulo, SP Railway, Jabaquara, Comercial-SP, Federação Paulista, Ypiranga e Santos.

Com o passar do tempo, outros cartunistas deixaram uma contribuição de como viam o Santo Paulo. Outros desenhos, dos mais variados possíveis, foram surgindo. Ziraldo, por exemplo,o transformou em uma criança com feições angelicais. O próprio Nino Borges remodelou sua criação algumas vezes.

VEJA O E-BOOK COM TODOS OS DESENHOS DO SANTO PAULO

Ao longo da história, não há qualquer desenho ou traço do Santo Paulo considerado oficial. Na realidade, nem mesmo o nome ou o mascote em si é regulamentado. O Santo Paulo não consta no Estatuto do Clube, nem é regido por ele. E é chamado desta maneira apenas para diferenciá-lo da nomenclatura da entidade.

Por causa disso, o Tricolor possuiu, tão informalmente quanto, outros mascotes desde 1930, como o Dotô Canindé, o Tricor, o SO, e, mais recentemente, o Diamantinho e a Mel, dentre inúmeros outros adotados pelos veículos de imprensa, principalmente nos anos 1940 e 1950.

Ainda que não seja oficial, o Santo Paulo é, há muito tempo, o símbolo tricolor mais reconhecido em termos de carinho e respeito, principalmente entre as crianças. 

Fonte: Michael Serra / Arquivo Histórico do São Paulo FC
Foto: Rubens Chiri / SPFC


Ajudem-nos a seguir na ativa!

Seja um parceiro, chamado de Padrinho ídolo! Com apenas R$ 10 mensais, vocês nos ajudam a seguir “vivos” e ainda ganham muitos benefícios, como: recebimento de materiais exclusivos (onde não publicamos em lugar nenhum), sorteios de produtos personalizados e ingressos para jogos do São Paulo no Morumbi. Para conhecer e fazer parte: CLIQUE AQUI!

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.