Rubens Chiri / SPFC

Grandes viradas são-paulinas, animam o torcedor Tricolor para avançar na Copa Sul-Americana de 2023

Após perder o jogo de ida em Quito, para a LDU, por 2 a 1, o São Paulo precisa reverter a desvantagem para poder avançar na Copa Sul-Americana de 2023. Porém, em sua história, o Tricolor Paulista tem grandes lembranças de viradas em mata-mata, onde pode se apegar para buscar a classificação.

Você precisa saber:

  • São Paulo tem uma grande vitória na Copa Sul-Americana
  • Em 2007, o Tricolor perdeu na Bombonera para o Boca Juniors, mas reverteu e eliminou o rival no Morumbi
  • Neste ano, já foram duas grandes e importantes viradas: San Lorenzo e Corinthians

O São Paulo precisa vencer a LDU nesta quinta, para avançar na Copa Sul-Americana. Se a vitória for por apenas um gol de diferença, a decisão pela vaga na semifinal da competição continental será nas penalidades, agora, se o Tricolor conseguir derrotar o rival por dois ou mais gols, a vaga fica com o time do Morumbi.

Veja abaixo, as 10 principais viradas do São Paulo em mata-mata:

Libertadores de 1992 – São Paulo x Newells

Contando com uma das gerações mais vitoriosas de todos os tempos, o São Paulo chegou pela segunda vez à final da Copa Libertadores da América. Comandados por Telê Santana, o Tricolor mediu forças com o Newell’s Old Boys, e no primeiro confronto, no Estádio Gigante de Arroyito, a equipe de Rosário venceu por 1 a 0, com gol de Eduardo Berizzo.

Uma semana depois, em 17 de junho, o time paulista entrou em campo para tentar seu primeiro título internacional, após o vice-campeonato de 1974 e com gol de Raí aos 21 minutos do segundo tempo, ganhou por 1 a 0, levando o confronto para os pênaltis.

Nas cobranças, brilhou a estrela do goleiro Zetti, que defendeu a última cobrança. Com isso, o Tricolor venceu por 3 a 2, e conquistou pela primeira vez a América.

Libertadores de 1993 – São Paulo x Newells

Engasgado pela derrota na decisão da Copa Libertadores de 1992, o Newell’s Old Boys encontrou o São Paulo pela frente nas oitavas de final da competição no ano de 1993. Atuando no Estádio Gigante de Arroyito, o time de Rosario não perdeu a chance, e venceu o duelo por 2 a 0.

Na volta, no Estádio do Morumbi, o São Paulo fez 4 a 0 e avançou na campanha do bi da Libertadores. O Tricolor viria a ser campeão em final diante da Universidad Católica, do Chile.

Campeonato Paulista de 1998 – São Paulo x Corinthians

Comandado por Nelsinho Baptista em 1998, o São Paulo chegou até a grande final do Campeonato Paulista com uma equipe que contava com Rogério Ceni, Marcio Santos, França e Denílson.

Embalado, o time teve pela frente o Corinthians, de Vanderlei Luxemburgo, em dois jogos disputados no Estádio do Morumbi. Na primeira partida decisiva, os visitantes levaram a melhor com gols de Marcelinho Carioca e Cris, vencendo por 2 a 1.

Na partida de volta, uma semana depois, o São Paulo entraria em campo e lançaria mão de uma fortíssima carta na manga: Raí. Contratado entre as partidas, o meia acabou inscrito pela Federação Paulista de Futebol e comandou o Tricolor diante de seu maior rival, abrindo o placar no primeiro tempo.

Nem mesmo o gol de Didi na volta para a etapa complementar estragou a festa do time do Morumbi, que ainda comemorou dois gols de França na vitória por 3 a 1, que deu o título estadual de 1998 ao clube.

Copa do Brasil de 2002 – São Paulo x Figueirense

Na Copa do Brasil de 2002, o São Paulo foi derrotado pelo Figueirense no jogo de ida, pelas oitavas de final do torneio, por 3 a 1. A missão na partida de volta ficou bem complicada.

No Morumbi, porém, o Tricolor não tomou conhecimento da equipe catarinense e aplicou um 6 a 1, com gols de França (2), Reinaldo (2), Rogério Ceni e Jean. Naquele ano, o São Paulo foi até as semifinais, quando foi eliminado pelo Corinthians.

Libertadores de 2004 – São Paulo x Rosario Central

O confronto diante do Rosario Central (ARG) em 2004 ficará para sempre marcado na memória dos torcedores do São Paulo. Derrotado por 1 a 0 na argentina, o tricolor precisava de uma vitória diante de seus torcedores para avançar às quartas de final da Copa Libertadores daquele ano.

Em uma noite de gala de Rogério Ceni, o Tricolor contou com a pressão vinda das arquibancadas do Morumbi para vencer por 2 a 1 e levar a decisão da vaga para os pênaltis.

Na marca da cal, Rogério Ceni fez por merecer a idolatria dos torcedores. Além de defender duas penalidades, o MITO ainda anotou um dos gols da disputada, sendo fundamental para a classificação do Tricolor naquela temporada.

Copa Sul-Americana de 2007 – São Paulo x Boca Juniors

Em 2007, a Copa Sul-Americana passou a ser o palco de mais uma virada do São Paulo em torneios mata-mata. Tradicional na América do Sul, o Boca Juniors teve a chance de eliminar o Tricolor após vencer por 2 a 1 em La Bombonera.

O tento anotado fora de casa, dos pés de Borges, fez com que o Soberano precisasse apenas de uma vitória simples para avançar às quartas de final.

Novamente diante de seus torcedores, o São Paulo provou que sua camisa também ‘entorta varal’, e venceu por 1 a 0, com gol de Aloísio, se classificando para a fase seguinte do mata-mata.

Copa do Brasil de 2021 – São Paulo x 4 de julho

Atuando fora de casa na partida de ida, o São Paulo perdeu por 3 a 2 para o 4 de julho-PI, mas no Morumbi a história foi completamente diferente. Com um Morumbi lotado, o Tricolor aplicou uma sonora goleada por 9 a 1 e ficou com a vaga na competição nacional.

Copa do Brasil de 2022 – São Paulo x Atlético-GO 

No ano passado, o São Paulo cruzou com o Atlético-GO na semifinal da Copa Sul-Americana e encontrou muitas dificuldades no jogo de ida. Após Igor Gomes ser expulso no Serra Dourada, os donos da casa tiveram facilidade para vencer por 3 a 1.

Sob protestos, o Tricolor voltou pressionado para a capital paulista e teve que se superar diante de um Morumbi lotado para reverter o placar. Patrick, atualmente no Atlético-MG, fez os dois gols no tempo normal e levou a decisão para os pênaltis.

Nas penalidades, o São Paulo contou com a frieza de seus jogadores e a falta de pontaria de Baralhas (por cima) e Léo Pereira (trave) para ir à final. Na decisão, a equipe foi derrotada pelo Independiente Del Valle, do Equador.

Copa Sul-Americana de 2023 – São Paulo x San Lorenzo

Há menos de uma semana, o São Paulo entrou em campo em situação semelhante a que viverá nesta quarta-feira. Pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, o Tricolor foi derrotado no jogo de ida pelo San Lorenzo, por 1 a 0.

No Morumbi, o São Paulo precisava vencer por mais de um gol de diferença e conseguiu na base da organização e empurrado pelos mais de 51 mil torcedores. Com gols de Calleri e Luciano, a equipe comandada por Dorival Júnior garantiu vaga nas quartas de final do torneio.

Copa do Brasil de 2023 – São Paulo x Corinthians

O São Paulo enfrentou o Corinthians pela semifinal da Copa do Brasil deste ano, e em Itaquera, saiu de campo derrotado por 2 a 1. O resultado assustou e preocupou os torcedores são-paulinos, no entanto, no Morumbi, com mais de 60 mil torcedores, o Tricolor fez 2 a 0 e ficou com a vaga na decisão da competição nacional, onde irá em busca do título inédito.

Fonte: Sambafoot
Foto: Rubens Chiri / SPFC


Ajudem-nos a seguir na ativa!

Seja um parceiro, chamado de Padrinho ídolo! Com apenas R$ 10 mensais, vocês nos ajudam a seguir “vivos” e ainda ganham muitos benefícios, como: recebimento de materiais exclusivos (onde não publicamos em lugar nenhum), sorteios de produtos personalizados e ingressos para jogos do São Paulo no Morumbi. Para conhecer e fazer parte: CLIQUE AQUI!

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.