Nessa semana relembramos a carreira de Mário Sérgio, um ex-jogador e técnico entre os melhores do Brasil.

No dia 11 de março de 1950 nascia Mário Sérgio Pontes de Paiva no Rio de Janeiro-RJ, um dos jogadores que marcariam a história do futebol nacional. Foi aos 19 anos que meia ingressou no Flamengo e por lá disputou cerca de 15 partidas com a camisa rubro-negra até se transferir para o Esporte Clube Vitória em Salvador onde tornaria-se destaque do futebol brasileiro a partir de 1971.

Pelo clube baiano Mário Sergio disputou quatro temporadas e pelo rubro-negro baiano venceu duas Bolas de Prata em 73 e 74, entrando para a história do Vitória como um dos ídolos do clube. Ao longo dos anos o meia que era chamado de “Vesgo” pela sua habilidade de olhar para um lado e tocar para o outro, foi passando por clubes ao redor do Brasil até que em 1981 desembarcou no Morumbi para vestir a camisa do São Paulo.

Em outubro do mesmo ano, Mário Sérgio fez um dos jogos mais marcantes com a camisa Tricolor, na goleada por  6 x 2 diante do SEP sob os olhares de 30 mil torcedores, o camisa 11 anotou dois gols na partida e sendo eleito o melhor em campo no Choque Rei.

Uma história marcante da curta passagem que durou apenas uma temporada como jogador do São Paulo foi em uma partida contra o São José no Vale do Ribeira quando o meia sacou um revólver e atirou para cima para assustar o público que ameaçava a delegação são paulina, o fato culminou no apelido “Rei do Gatilho” no Morumbi.

Apesar de boas atuações, o meia não se dava bem com o técnico Poy e sob polêmicas com supostos envolvimentos com drogas, fizeram com que Mário Sérgio deixasse o São Paulo em 1982, tendo disputado 62 jogos e marcando 8 gols.

Mais tarde, Mário Sérgio ainda ganharia mais duas Bolas de Prata pelo Internacional. O atleta se aposentou em 1987 pelo Bahia e no mesmo ano se transferiu para o rival baiano e iniciou sua carreira de treinador onde em 1998 chegaria novamente ao São Paulo, agora como treinador.

Sob o comando técnico do Tricolor, Mário Sérgio ficou marcado por barrar o goleiro Rogério Ceni de cobrar faltas, a sensação do momento foi impedida pelo treinador que preferia que outros atletas batessem as faltas:

Cheguei no São Paulo em 1998 e o Rogério tinha feito só quatro gols na carreira. E aí eu tinha o Dodô, o França, e outros jogadores habilidosos. Eu cheguei pro Rogério, conversei com ele e falei: Rogério, eu não preciso de um goleiro que bata falta, eu quero um jogador nessa posição que não deixe a bola entrar” – disse o treinador sobre o caso.

A passagem foi curta, com apenas 10 jogos (três vitórias, um empate e seis derrotas), o técnico deixou o clube sob o peso da sua decisão sobre Ceni e dos maus resultados em campo. Mário Sérgio seguiu sua carreira de técnico até 2010, quando decidiu de vez seguir com a carreira de comentarista esportivo pelo qual atuou de tempos em tempos desde a década de 90.

+ Relembre a história de Mateus Caramelo, outra vítima do acidente aéreo na Colômbia.

Mário Sérgio foi uma das vítimas fatais do acidente aéreo em 28/12/2016 na cidade de La Unión na Colômbia, quando o comentarista da Fox Sports viajava junto com a delegação da Chapecoense para o jogo que seria a final da Copa Sulamericana. Em áudio revelado pelo amigo Mauro Betting, o ex-companheiro de Fox Sports diz que Mário Sérgio não queria embarcar no vôo devido à um stress nas vésperas da viagem…

Confira a galeria de fotos do ex-atleta/treinador/comentarista (clique na imagem para ampliar):

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.