10 maiores viradas do São Paulo em mata-mata
Grandes viradas são-paulinas, animam o torcedor Tricolor para avançar na Copa Sul-Americana de 2023
Após perder o jogo de ida em Quito, para a LDU, por 2 a 1, o São Paulo precisa reverter a desvantagem para poder avançar na Copa Sul-Americana de 2023. Porém, em sua história, o Tricolor Paulista tem grandes lembranças de viradas em mata-mata, onde pode se apegar para buscar a classificação.
Você precisa saber:
- São Paulo tem uma grande vitória na Copa Sul-Americana
- Em 2007, o Tricolor perdeu na Bombonera para o Boca Juniors, mas reverteu e eliminou o rival no Morumbi
- Neste ano, já foram duas grandes e importantes viradas: San Lorenzo e Corinthians
O São Paulo precisa vencer a LDU nesta quinta, para avançar na Copa Sul-Americana. Se a vitória for por apenas um gol de diferença, a decisão pela vaga na semifinal da competição continental será nas penalidades, agora, se o Tricolor conseguir derrotar o rival por dois ou mais gols, a vaga fica com o time do Morumbi.
Veja abaixo, as 10 principais viradas do São Paulo em mata-mata:
Libertadores de 1992 – São Paulo x Newells
Contando com uma das gerações mais vitoriosas de todos os tempos, o São Paulo chegou pela segunda vez à final da Copa Libertadores da América. Comandados por Telê Santana, o Tricolor mediu forças com o Newell’s Old Boys, e no primeiro confronto, no Estádio Gigante de Arroyito, a equipe de Rosário venceu por 1 a 0, com gol de Eduardo Berizzo.
Uma semana depois, em 17 de junho, o time paulista entrou em campo para tentar seu primeiro título internacional, após o vice-campeonato de 1974 e com gol de Raí aos 21 minutos do segundo tempo, ganhou por 1 a 0, levando o confronto para os pênaltis.
Nas cobranças, brilhou a estrela do goleiro Zetti, que defendeu a última cobrança. Com isso, o Tricolor venceu por 3 a 2, e conquistou pela primeira vez a América.
Libertadores de 1993 – São Paulo x Newells
Engasgado pela derrota na decisão da Copa Libertadores de 1992, o Newell’s Old Boys encontrou o São Paulo pela frente nas oitavas de final da competição no ano de 1993. Atuando no Estádio Gigante de Arroyito, o time de Rosario não perdeu a chance, e venceu o duelo por 2 a 0.
Na volta, no Estádio do Morumbi, o São Paulo fez 4 a 0 e avançou na campanha do bi da Libertadores. O Tricolor viria a ser campeão em final diante da Universidad Católica, do Chile.
Campeonato Paulista de 1998 – São Paulo x Corinthians
Comandado por Nelsinho Baptista em 1998, o São Paulo chegou até a grande final do Campeonato Paulista com uma equipe que contava com Rogério Ceni, Marcio Santos, França e Denílson.
Embalado, o time teve pela frente o Corinthians, de Vanderlei Luxemburgo, em dois jogos disputados no Estádio do Morumbi. Na primeira partida decisiva, os visitantes levaram a melhor com gols de Marcelinho Carioca e Cris, vencendo por 2 a 1.
Na partida de volta, uma semana depois, o São Paulo entraria em campo e lançaria mão de uma fortíssima carta na manga: Raí. Contratado entre as partidas, o meia acabou inscrito pela Federação Paulista de Futebol e comandou o Tricolor diante de seu maior rival, abrindo o placar no primeiro tempo.
Nem mesmo o gol de Didi na volta para a etapa complementar estragou a festa do time do Morumbi, que ainda comemorou dois gols de França na vitória por 3 a 1, que deu o título estadual de 1998 ao clube.
Copa do Brasil de 2002 – São Paulo x Figueirense
Na Copa do Brasil de 2002, o São Paulo foi derrotado pelo Figueirense no jogo de ida, pelas oitavas de final do torneio, por 3 a 1. A missão na partida de volta ficou bem complicada.
No Morumbi, porém, o Tricolor não tomou conhecimento da equipe catarinense e aplicou um 6 a 1, com gols de França (2), Reinaldo (2), Rogério Ceni e Jean. Naquele ano, o São Paulo foi até as semifinais, quando foi eliminado pelo Corinthians.
Libertadores de 2004 – São Paulo x Rosario Central
O confronto diante do Rosario Central (ARG) em 2004 ficará para sempre marcado na memória dos torcedores do São Paulo. Derrotado por 1 a 0 na argentina, o tricolor precisava de uma vitória diante de seus torcedores para avançar às quartas de final da Copa Libertadores daquele ano.
Em uma noite de gala de Rogério Ceni, o Tricolor contou com a pressão vinda das arquibancadas do Morumbi para vencer por 2 a 1 e levar a decisão da vaga para os pênaltis.
Na marca da cal, Rogério Ceni fez por merecer a idolatria dos torcedores. Além de defender duas penalidades, o MITO ainda anotou um dos gols da disputada, sendo fundamental para a classificação do Tricolor naquela temporada.
Copa Sul-Americana de 2007 – São Paulo x Boca Juniors
Em 2007, a Copa Sul-Americana passou a ser o palco de mais uma virada do São Paulo em torneios mata-mata. Tradicional na América do Sul, o Boca Juniors teve a chance de eliminar o Tricolor após vencer por 2 a 1 em La Bombonera.
O tento anotado fora de casa, dos pés de Borges, fez com que o Soberano precisasse apenas de uma vitória simples para avançar às quartas de final.
Novamente diante de seus torcedores, o São Paulo provou que sua camisa também ‘entorta varal’, e venceu por 1 a 0, com gol de Aloísio, se classificando para a fase seguinte do mata-mata.
Copa do Brasil de 2021 – São Paulo x 4 de julho
Atuando fora de casa na partida de ida, o São Paulo perdeu por 3 a 2 para o 4 de julho-PI, mas no Morumbi a história foi completamente diferente. Com um Morumbi lotado, o Tricolor aplicou uma sonora goleada por 9 a 1 e ficou com a vaga na competição nacional.
Copa do Brasil de 2022 – São Paulo x Atlético-GO
No ano passado, o São Paulo cruzou com o Atlético-GO na semifinal da Copa Sul-Americana e encontrou muitas dificuldades no jogo de ida. Após Igor Gomes ser expulso no Serra Dourada, os donos da casa tiveram facilidade para vencer por 3 a 1.
Sob protestos, o Tricolor voltou pressionado para a capital paulista e teve que se superar diante de um Morumbi lotado para reverter o placar. Patrick, atualmente no Atlético-MG, fez os dois gols no tempo normal e levou a decisão para os pênaltis.
Nas penalidades, o São Paulo contou com a frieza de seus jogadores e a falta de pontaria de Baralhas (por cima) e Léo Pereira (trave) para ir à final. Na decisão, a equipe foi derrotada pelo Independiente Del Valle, do Equador.
Copa Sul-Americana de 2023 – São Paulo x San Lorenzo
Há menos de uma semana, o São Paulo entrou em campo em situação semelhante a que viverá nesta quarta-feira. Pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, o Tricolor foi derrotado no jogo de ida pelo San Lorenzo, por 1 a 0.
No Morumbi, o São Paulo precisava vencer por mais de um gol de diferença e conseguiu na base da organização e empurrado pelos mais de 51 mil torcedores. Com gols de Calleri e Luciano, a equipe comandada por Dorival Júnior garantiu vaga nas quartas de final do torneio.
Copa do Brasil de 2023 – São Paulo x Corinthians
O São Paulo enfrentou o Corinthians pela semifinal da Copa do Brasil deste ano, e em Itaquera, saiu de campo derrotado por 2 a 1. O resultado assustou e preocupou os torcedores são-paulinos, no entanto, no Morumbi, com mais de 60 mil torcedores, o Tricolor fez 2 a 0 e ficou com a vaga na decisão da competição nacional, onde irá em busca do título inédito.
Fonte: Sambafoot
Foto: Rubens Chiri / SPFC
Ajudem-nos a seguir na ativa!
Seja um parceiro, chamado de Padrinho ídolo! Com apenas R$ 10 mensais, vocês nos ajudam a seguir “vivos” e ainda ganham muitos benefícios, como: recebimento de materiais exclusivos (onde não publicamos em lugar nenhum), sorteios de produtos personalizados e ingressos para jogos do São Paulo no Morumbi. Para conhecer e fazer parte: CLIQUE AQUI!