Volta de Breno é principal legado de Osorio

0

Juan Carlos Osorio ainda tenta fazer com que a seleção do México aceite esperá-lo até o fim do ano, para que possa terminar a Copa do Brasil e o Brasileirão pelo São Paulo

Em quatro meses no CT da Barra Funda, o trabalho de Osorio resultou em diversas mudanças técnicas no elenco. Os bons momentos de Alexandre Pato, Ganso e Michel Bastos, mas o que o próprio treinador considera o grande feito do São Paulo é Breno.

Quando Osorio chegou ao tricolor, Breno ainda não havia reestreado. Em poucas semanas de trabalho, o treinador surpreendeu ao dizer que iria apressar o retorno de Breno porque queria muito contar com ele. Em 9 de agosto, Osorio deu a Breno a oportunidade de entrar em campo depois de quatro anos e quatro meses longe, em retorno que marcaria o recomeço da carreira de uma das principais revelações são-paulinas da última década.

O zagueiro Breno virou volante. E para Osorio, é no novo posicionamento, como jogador mais defensivo do meio de campo, à frente da zaga, que Breno se torna o protagonista do time. “Quando está Breno, temos um equilíbrio muito bom entre o defensivo e o ofensivo. Com Breno foi um bom trabalho. Quando não está Breno, e está Thiago, a equipe é diferente. Quando esteve Breno a equipe foi dominante”, falou o treinador no último sábado, após a vitória sobre o Atlético-PR, no Morumbi.

O São Paulo não teve Breno no último sábado. O volante, titular do time, se recupera de uma tendinite no joelho direito. Mesmo assim, esteve no Morumbi e acompanhou à partida e à provável despedida de Osorio de perto.

No São Paulo, internamente, o retorno de Breno em alto nível é considerado por membros do departamento de futebol como o maior legado da passagem de Osorio até aqui. Desde janeiro, ainda sob o comando de Muricy Ramalho, a comissão técnica trabalhou separadamente com Breno em programa de recondicionamento físico e prevenção de lesões, com atividades alternadas semanalmente dentro e fora do campo, com e sem bola.

+ CONFIRA A TABELA DO BRASILEIRÃO

A opção de fazer de Breno um volante foi uma ideia que partiu da escassez de opções. Quando Osorio viu o São Paulo perder Denilson e Souza, titulares do meio de campo, teve de investir em alternativas do elenco, uma vez que o clube não tem hoje disponibilidade financeira para contratar pagando caro. Como tinha apenas Hudson, Thiago Mendes e Wesley como volantes, sendo que nenhum deles prefere jogar na função mais defensiva da posição, fez testes com os zagueiros Breno, Lucão e Lyanco. Viu Breno renascer, ganhar a vaga e hoje ser tratado mais do que volante do que como zagueiro.

Juan Carlos Osorio elegeu quarta-feira para fazer um comunicado ao clube e possivelmente à imprensa sobre sua decisão. Se não conseguir negociar com o México a permanência até o fim do ano, aceitará o convite e deixará o Morumbi.

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.