Veja como foi a saga do São Paulo para contratar Hernanes

Concorrência de outros clubes, viagens secretas, chineses irredutíveis. Veja tudo o que o São Paulo passou e fez para contratar Hernanes

Depois de muitas conversas com o Hebei Fortune, ex-clube de Hernanes, o São Paulo conseguiu, enfim, anunciar a contratação de Hernanes. 

O novo vínculo do meia com o Tricolor é por três temporadas. Saiba como foi a saga da diretoria são-paulina para conseguir contratar o jogador. 

MONITORAMENTO 

No começo das conversas, o Hebei pedia 8 milhões de euros (cerca de R$ 35,5 milhões), valor investido por eles para tirar Hernanes da Juventus. Este valor, foi reduzido, e muito. No fim da negociação, o São Paulo desembolsou 3 milhões de euros (R$ 13,2 milhões).

Além do valor da negociação, o Tricolor venceu as concorrências de clube venceu a concorrência de clubes do Brasil e da Itália que queriam o meia em 2019. 

As conversas foram conduzidas principalmente pelo gerente executivo de futebol Alexandre Pássaro, com atualizações frequentes ao diretor Raí e ao presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco. O empresário e também intermediário Joseph Lee cuidou do lado de Hernanes.

São Paulo e Hernanes se falam desde o retorno dele para a China, em em janeiro. A relação foi construída com a atual diretoria no início de 2017. 

INÍCIO DA NEGOCIÇÃO

Em outubro, em uma mensagem por meio de um aplicativo de celular, Hernanes deu sinal verde para o clube iniciar o projeto pela volta ao Morumbi.

O profeta, no entanto, deixou claro ao Tricolor que não queria retornar por um favor ou reconhecimento, mas sim para contribuir. As lesões já estavam curadas e ele entendia melhor o seu corpo. 

Ao longo do segundo semestre, no entanto, houve mudanças na diretoria do Hebei Fortune. Profissionais do departamento jurídico e um CEO (“Chief Executive Officer”), responsável por definir diretrizes do clube, foram substituídos. Isso tornou a negociação mais lenta.

Além disso, a regra para estrangeiros também foi modificada na China. Antes cada elenco poderia ter quatro jogadores e relacionar três para as partidas, mas o número passou para cinco no total e quatro por jogo. Esses argumentos foram usados pelos chineses para endurecer as conversas.

VIAGENS DECISIVAS

Após o fim do campeonato chinês, em novembro, e depois de inúmeros contatos entre Alexandre Pássaro e Joseph Lee, o gerente executivo do São Paulo viajou para se encontrar com Hernanes em Miami. O Profeta saiu da Itália, onde curtia férias com a família.

A ideia de tê-lo novamente por seis meses não seria suficiente, pois o clube pensa em Hernanes para além das quatro linhas. Em resumo, o Profeta representa a cara do São Paulo que o clube quer, por ser vencedor, líder e por dar exemplos dentro e fora de campo.

Depois desse encontro, São Paulo e Hebei chegaram a alinhar valores, mas os chineses respondiam verbalmente e não definiam um acerto pela rescisão contratual de Hernanes, pois ele tinha mais um ano de vínculo.

Mesmo com o contrato do São Paulo em mãos os chineses não assinavam o acordo e a negociação estacionou, ainda que pudesse ser definida a qualquer momento.

No início da segunda quinzena de dezembro, Pássaro e Hernanes combinaram de se encontrar em Fernando de Noronha, onde o meia curtia a parte final das férias.

Depois de viajar por toda a noite e 12 horas após a conversa por mensagens no celular, o dirigente, acompanhado do diretor de comunicação Guilherme Palenzuela e do cinegrafista da “SPFCtv” Angelo Martins estavam ao lado do jogador.

Além de produzir conteúdo para o anúncio da contratação e mostrar mais do projeto do São Paulo sob outras perspectivas, a viagem para Noronha também foi uma forma de apressar o andamento do negócio. O fato de Hernanes colocar a camisa do São Paulo e se sentir jogador do clube ajudou a desenvolver a parte final do acordo.

Dali em diante, Hernanes havia dado sua palavra ao São Paulo de que o acordo estava fechado, independentemente de o contrato estar ou não assinado.

Faltava definir o acordo pela rescisão de Hernanes com o Hebei. Esta última etapa foi vencida na última madrugada, quando, após todos os contratos estarem assinados, o São Paulo, enfim, pôde anunciar Hernanes.

Foto: SPFCTV
Fonte: Glonoesporte.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *