Vagas para a Sul-Americana será apenas pelo Brasileirão

0

A Conmebol anunciou nesta sexta-feira como se dará a definição dos clubes que disputarão a Libertadores e a Copa Sul-Americana a partir do ano que vem

Está confirmado que no Brasil, os campeões da Copa Verde e da Copa do Nordeste não terão mais direito a uma vaga na Sul-Americana e que agora serão definidas apenas pelo Brasileirão.

De acordo com a Confederação Sul-Americana de Futebol, a distribuição das vagas foi decidida em conjunto com as federações nacionais, como a CBF. Ainda segundo a Conmebol, os critérios se baseiam em “mérito desportivo” e as mudanças são produto de um estudo técnico e profissional.

+ Confira as chances do tricolor neste Brasileirão

Para a edição deste ano da Sul-Americana, por exemplo, o Brasil enviou, dentre os eliminados antes das oitavas de final da Copa do Brasil, os que obtiveram melhor colocação no Brasileirão de 2015.

Até o Vitória, terceiro na Série B do ano passado e o Cuiabá, atualmente na Série C, conseguiu se classificar, com isso a Sul-Americana acaba “recebendo” equipes de nível técnico mais baixo do que o desejado pela Conmebol. A mudança nas regras visa resolver essa distorção.

Além disso, o Brasil perdeu duas vagas na competição, ganhando assim, duas na Libertadores.

QUEM SERÃO OS REPRESENTANTES BRASILEIROS?

Serão os representantes do Brasil na Sul-Americana do ano que vem os seis primeiros colocados do Brasileirão que não tiverem vaga na Libertadores, ou seja, do sétimo ao 12.º.

Caso o campeão da Copa do Brasil também esteja entre os 12 primeiros, uma vaga será herdada pelo 13.º colocado.

Dentre os 20 clubes do Brasileirão, 13 irão a competições internacionais, quatro serão rebaixados e três ficarão numa faixa intermediária.

A ideia da Conmebol é aproximar suas competições continentais do modelo bem sucedido na Europa. Lá, porém, os clubes eliminados nas fases preliminares da Liga dos Campeões podem jogar a Liga Europa. Na América do Sul, serão 16 times na Pré-Libertadores (três deles brasileiros) e só quatro desses irão à fase de grupos.

Quem ficar pelo caminho, já em fevereiro ou março, não terá direito a entrar na Sul-Americana e ficará o restante da temporada sem competições continentais para jogar.

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.