Tutor de Ceni não tem um gol favotiro

0

Para Valdir Joaquim de Moraes, todos os gol marcados por Rogério Ceni são importantíssimos

O primeiro dos 131 gols foi marcado no dia 15 de fevereiro de 1997 contra o União São João de Araras, o último não sabemos quando será. Até o fim de seu contrato, o M1to terá boas chances de balançar as redes adversárias mais vezes.

Com 25 anos no São Paulo, Rogério Ceni  acumula muitos títulos, recordes, defesas de pênalti (50) e gols. O M1to tem 131 gols marcados um número expressivo para muitos atacantes, imaginem para um goleiro.

Porém, pouco se sabe que a trajetória do goleiro-artilheiro com os pés foi iniciada graças a um ídolo do SEP: Valdir Joaquim de Moraes, que foi preparador de goleiros do São Paulo em 1992, indicou Ceni para o técnico Telê Santana no ano em que Rogério subiu para o elenco profissional, apenas com 19 anos.

“Ele sempre teve uma cabeça muito boa. Eu estava com o Telê no São Paulo e lembro que o Rogério queria ir embora. Não estava tendo oportunidades, não estava tão feliz e o Zetti parecia insubstituível. Aí eu o chamei para o time de cima, dei o toque para o Telê de que tinha um menino bom ali, com potencial. Não imaginava que seria uma trajetória tão brilhante, mas desde o começo eu notei que ele tinha algo diferente”, explicou Valdir.

Sobre qual gol Valdir mais gostou de ver Ceni marcar, o ex preparador de goleiros do SPFC comentou sorrindo. “O gol que mais gostei de vê-lo marcar” Do primeiro ao 131º. De pênalti, de falta… O gol é a parte mais importante do futebol. Ele fez história todas as vezes que balançou a rede”, avaliou.

Questionado sobre as oportunidades de Marcos na seleção brasileira, raramente obtidas por Rogério, Valdir foi sucinto. “O Rogério nunca teve muita oportunidade, é diferente. Se fosse para a seleção com mais frequência e em momentos mais decisivos, tenho certeza de que teria sido o mesmo que foi para o São Paulo”, garantiu.

A defesa que mais gostou de ver o são-paulino fazer, por outro lado, já foge da memória.

“Cruzes, agora ficou complicado… São tantas defesas importantes que fica difícil apontar uma só. É uma carreira extremamente vitoriosa”, respondeu, aos risos. “Tenho muito carinho pelo que ele é não só como jogador, mas como homem. Como figura no futebol profissional. É uma pessoa muito honrada e temos uma amizade muito grande. Toda vez que o assunto surge, ele fala de mim com muito carinho”, elogiou Valdir.

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.