Home > Destaques > São Paulo elabora código de ética

São Paulo elabora código de ética

O clube prepara um código de conduta e ética para ser seguido por seus funcionários, incluindo jogadores e comissão técnica. Ato político está na pauta

O São Paulo prepara um código de conduta e ética para ser seguido por seus funcionários, incluindo jogadores e comissão técnica. O documento deve ser apresentado na volta das férias em janeiro de 2019. As informações são do Blog do Perrone, no site UOL Esportes. 

Ato político está na pauta, já que domingo, Diego Souza comemorou o seu gol fazendo menção ao presidente eleito. Parte da torcida criticou o jogador por ele fazer isso com o uniforme do clube. O São Paulo reforçou após o ocorrido que o pensamento do atacante é só dele e não representa o do clube e para ser coerente com o estatuto, o código deve orientar jogadores e demais colaboradores a evitarem atos políticos como foi feito por Diego Souza.

Com o código de ética e conduta, o objetivo principal é deixar clara a identidade e os valores do clube e como agir de acordo com esses ideais. Há mais ou menos três meses, uma comissão, que conta com a participação de Raí, cuida do documento. 

Ou seja, a criação do código não foi motivada pelo ato de Diego Souza. O documento também não é tratado como uma cartilha de comportamento. Na visão da diretoria, se trata de peça fundamental para uma boa gestão e eficiente política administrativa.

Alguns assuntos do código: trabalhar a identidade do São Paulo para dentro e fora da instituição mostrando o diferencia de outras agremiações, governança corporativa, relação de funcionários, com jogadores, com associados, torcedores, fornecedores, imprensa, poder público, entidades esportivas, assédio moral, violência psicológica, respeito à diversidade e definirá diretrizes sobre como agir em casos de desvio de conduta entre outros assuntos. 

Foto: Mauricio Rummens