Altos e baixos fazem parte da história de um vitorioso, porque então não seguir acreditando na reviravolta do Tricolor?

Apesar de dizerem que aprendemos com os erros e que as derrotas nos fazem fortes, nunca queremos perder. Deveríamos? Se para chegar a glória temos que passar por dificuldades, porque não aceitar e apreciar os fracassos proporcionados por nossas escolhas mal feitas? E, será que só desgostamos da derrota porque perdemos ou por quê alguém ganha no nosso revés? Sempre recorremos à memórias de momentos felizes para lembrar o motivo de nosso amor por alguém, algo ou clube de futebol.

É a torcida do São Paulo que está vivendo esses dilemas intensamente nos últimos anos. A década é a pior vivida pelo clube em sua história e a coleção de decepções vêm com rápidos momentos de euforia – proporcionados por Calleris, Patos, Gansos, Kakás… –   que nos fazem lembrar do time vencedor que éramos alguns anos atrás. A América e o Mundo já foram nossos mas hoje lutamos constantemente para permanecer somente entre os maiores do Brasil. Já passou da hora de mudar – e todo mundo sabe disso.

Talvez, daqui a 30 anos  – quando jornais não mais existirão – e quisermos relembrar os bons times do São Paulo uma lacuna de aproximadamente 10 anos apareça e nenhum jogo memorável desse período por nós vividos seja lembrado. Tomara que seja esse tempo nos leve de volta ao topo. Entretanto, a história de que nunca deveríamos de lá ter saído é besteira: a dificuldade fortalece e deve ser relembrada.

Independentemente de religião, rezemos para que os deuses do futebol a nós escutem, então: que nossa reviravolta comece já! Que guardemos relíquias como jornais mostrando nossas vitórias na capa; e que os nossos filhos ou filhas os vejam no futuro e nos lembrem das vitórias, sem que esqueçamos das derrotas.

A história ensina assim: momentos bons produzem homens fracos, que produzem momentos ruins, que produzem homens fortes, que nos trazem títulos…

FOTO: Rubens Chiri / saopaulofc.net
TEXTO: Marcelo Lino

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.