Pato: “Voltar pra casa não tem preço”

Alexandre Pato foi apresentado na tarde dessa sexta-feria (29) e falou do seu amor pelo São Paulo, desejo em conquistar títulos e volta à seleção

Confira aqui a entrevista coletiva concedida por Alexandre Pato, no CCT da Barra Funda.

Porque escolheu o São Paulo?

Estou muito feliz de voltar pra casa de voltar a ficar perto de pessoas que eu amo, representar um clube tão grande, com muitos títulos.

A minha escolha pelo São Paulo foi por amor, eles me receberam de braços abertos, me deram um abraço muito forte e isso me marcou. A minha escolha pelo SP foi pelo legado que eu tive, pelo carinho dos torcedores, é um amor que eu não tenho como explicar,. No meu momento mais difícil ele veio e me abraçou e essa escolha foi a melhor escolha que fiz na minha vida. E eu farei de tudo para retribuir o carinho que a torcida me mostra.

É verdade que você conversou com o Felipão e esteve perto de fechar com o Palmeiras?

Eu conversei sim com o Felipão, como conversei com o Sampaoli, com o Cuca e com outros treinadores da Europa, da China. O Canavaro ainda fala comigo. Ele me ligou e me deu parabéns.

Quando você esta sozinho, todos querem falar com você, mas a decisão foi minha e eu decidi voltar e foi a escolha certa

Qual o teor da sua conversa com o Cuca? O que ele te passou que te ajudou a tomar a decisão? E o que você de diferente no São Paulo em relação a sua primeira passagem?

Eu fiquei muito feliz, com a ligação. Conversamos sobre a escolha dele, sua saúde e minha escolha. A ligação pesou também na minha decisão. Eu quero que ele dê os mesmos conselhos que ele deu pros jogadores quando ganhou a libertadores e eu, junto com meus companheiros queremos conquistar uma Libertadores com ele. O CT é demais. Tem algumas mudanças, mas o que fica é o amor pelo clube.

Claro que você é um jogador tecnicamente acima da media aqui no Brasil, mas por outro lado, dizem que falta foco na sua carreira. Como você recebe essa crítica. Faz sentido?

Tudo aquilo que eu faço fora de campo é minha vida privada e eu escolho se quero divulgar, mas dentro de campo eu sempre faço meu melhor e os números estão aí. Sempre fui muito trabalhador e infelizmente tive um período no Milan que não foi o melhor, mas sempre dei meu melhor e agora eu volto pra casa para fazer o meu melhor novamente, fazer gols e conquistar títulos para ficar marcado na historia do clube.

Em cima da pergunta anterior, quando você surgiu no Inter, seus jogos no Milan e na seleção, pensamos que você iria ir no chegar no auge na seleção, mas algo fugiu do seu controle. Você acha que pode voltar à seleção?

Se fosse fácil voltar ao passado, você poderia mudar algo, mas tudo foi aprendizado. Agora é uma nova era, uma nova historia. Quero retribuir o carinho dos torcedores com vitórias e conquistando títulos aqui no São Paulo. Agradeço a diretoria e aos torcedores e quero retribuir com gols e títulos. O passado não muda, ma o futuro podemos traçar.

Se arrepende de algo da carreira. Quanto tempo você estará bem para estrear?

Arrependimento que eu tenho é que eu fiquei muito longe deles (minha família). Sai com 11 anos e me arrependo de não ter levado minha família por onde fui.

Sobre a estreia, isso não depende de mim, se dependesse, eu iria pro jogo amanhã. Mas estarei no estádio, perto dos meus companheiros, mas voltar a jogar ainda não depende de mim. Estarei na arquibancada torcendo pela vitória

Foi apresentado por um dos maiores ídolos da história. Onde você pode chegar?

Pra ser ídolo, você precisa ganhar título. Vou falar com Raí e Lugano para eles me darem umas dicas. Mas voltei para estar perto do São Paulo nessa reconstrução e vim para ser campeão. Tenho total certeza que o São Paulo será campeão. Será no momento justo porque o torcedor merece.

Você prefere jogar de 9 ou 11? E estar muito na mídia atrapalha como jogador?

Jogar de 9 ou 11 dependerá do treinador. Vamos conversar, posso jogar nas duas. Tenho que agradecer a Deus por ter colocado minha namorada e sua família na minha vida.

Quanto sua namorada e sua família pesou nesse retorno ao São Paulo?

Quando fui ao Milan com 16 anos, eu consegui dar um casa aos meus pais, mas meu pai trabalhava duro para sustentar a família (5 pessoas). Meu passado não foi fácil, mas não vem ao casa falar disso, eu gostaria que eles fossem, mas eu não queria tirar a vida deles daqui. Eles tinham as coisas deles para cuidar nesse momento, agora é rapidinho, Pato Branco agora tem aeroporto (risos).

Minha volta foi por amor e voltei para ficar perto de pessoas que eu amo e do clube que me dá carinho, que me abraçou e minha escolha era voltar para o São Paulo.

Informações que vieram da China é que você teve problemas de relacionamento com jogadores lá. As críticas são injustas na sua carreia?

Eu tive dois anos na China que foram essenciais, um aprendizado. Cheguei e não falava nada, aprendi um pouco depois. Reencontrar com pessoas lá foi legal. Se você for à China, vai ver o carinho das pessoas comigo. Fui artilheiro do time e ganhamos a Champions League da Ásia, no ano seguinte fui artilheiro, tivemos um bom ano. Mas vi que coisas que aconteceram fora de campo e fiz um acordo. Não briguei com nenhum jogador, há muita informação falsa. Todos me abraçaram e ficaram triste quando saí. Eu dei todo meu esforço dentro de campo e eles me ajudaram muito fora dele. Me trataram muito bem e não houve nenhuma briga.

Eu acho que muitas coisas da mídia, quando eu era muito novo, eu nunca me posicionei. Sempre fui muito na na minha, coisas que aconteceram no passado não posso mudar, muitas coisas que saíram na internet e o que falaram de mim é porque não me conhecem, mas nunca fui falar se era verdade ou não, sempre fui na minha, agora, daqui pra frente algumas coisas vão mudar. Sou um cara diferente, mais maduro.

Você já sabe qual será o número da sua camisa?

Não é o momento de escolher número, mas sim de trabalhar duro para voltar a campo.

Agora mais experiente, sua volta ao futebol brasileiro faz você pensar novamente em seleção brasileira?

É óbvio que penso em seleção. Quando eu estava na China eu torci muito para ser chamado. Muitos jogadores que estavam na China estavam sendo convocados e eu pensei que poderia ir. Eu estava na expectativa a de ir, estava fazendo gols, o time indo bem , agora no São Paulo eu não vou desistir disso, vou treinar todos os dias, hoje, amanhã, domingo, para entrar em forma e poder jogar o mais rápido possível. Segue ainda o sonho de voltar a seleção

Você volta no momento do clube bem diferente. Você sentiu isso aqui? Agora trazendo sua alegria, isso ajuda a empurrar o time pra frente?

Quando acontece muitas mudanças de treinadores e de jogadores, você sabe que a confiança cai um pouco, mas conversando, todos sabem a força do São Paulo. Quando vem muita derrota você perde a confiança, mas quado tem uma série de vitórias, a moral sobe e nesse momento recupera a confiança. Quero estar perto dos jogadores amanha, e perto em todos os momentos em que eu não puder jogar, eu sei quanto é importante no jogo, os meninos base confiança da torcida e da diretoria. Espero ajudar como puder.

Venho mais experiente para ajudar. Um titulo vem ai o antes que todos possam imaginar.

Na sua outra passagem, você era próximo aos mais jovens. Agora dará novamente suporte a eles.

Você se ofereceu para ir pro Palmeiras? 

Eu estou muito feliz de estar aqui. Eu escolhi voltar ao São Paulo. Sempre foi e sempre será a minha decisão e eu decidi estar aqui pois é o melhor lugar para jogar.

Eu sei o quanto os garotos querem jogar. Entrar no estádio lotado e sentir o calor da torcida. Eles precisam disso. Tsnho certeza que o pessoal mais velho ajuda muito. Eles precisam de um apoio e no que eu puder ajudar, irei ajudar, assim como eles também vão m ajudar.

Não vejo a hora de estar com eles em campo.

Saiu de casa com 11 e agora vai completar 30. Como você vê o São Paulo nesse momento um pouco conturbado?

Estou sentindo que estou no meu melhor momento. Estou para ajudar quem precisar e ser ajudado. Fico feliz de ter voltado. Feliz do Raí, do Leco, encontrar o Lugano, um ídolo. Não tem em outro lugar melhor do que estar aqui.

FOTO: Reprodução TV

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.