O São Paulo em seu labirinto de R$ 580 milhões

É óbvio ululante que o São Paulo, contabilizando apenas um título nos últimos 12 anos, devastado por turbulências políticas, infinitas trocas de técnicos, contratações e desmanches de jogadores e, por alguns momentos, lutando para não cair de divisão, é um clube que se encontra no limiar entre se manter no topo e apequenar-se.

Só os apaixonados e os incautos não enxergam que o São Paulo se encontra no meio de um imenso labirinto, desorientado, em busca de um sopro de ar, e lucidez, para encontrar uma saída para retomar o caminho de glórias, que ficaram na estrofe do hino.

A missão de tirar o São Paulo do labirinto agora está nas mãos de Julio Casares, o novo presidente, com o auxílio de Carlos Belmonte, Muricy e Rui Costa. Mas a pergunta que desafia a drenagem e encharca os gramados do Morumbi é uma dívida de R$ 580 milhões.

Nos grupos de WhatsApp, as mesas de bares virtuais, o mundo é simplista e tudo se resolve na instantaneidade de um áudio ou uma mensagem de texto; mas, no mundo real, as verdades matemáticas – exceção aos cegos pela paixão e os incautos – fazem com que os pés encontrem o chão.

Além da dívida astronômica, que coloca o São Paulo na mesma rota de grandes clubes que colapsaram, há que se pontuar que, em 2021, o orçamento está comprometido, há um balaio de jogadores sem mercado, inchaço na folha de pagamento, programa de sócio torcedor escanteado, e a marca, em um todo, desvalorizada.

Mais que o desafio de montar um time competitivo para a temporada 21, a nova diretoria terá que resolver uma equação de proporções gigantes: equilibrar as contas e romper a escassez de títulos.

No futebol, não existe cesta de três pontos. O tempo corre contra, mas é fato que Casares assume o clube no limiar financeiro. Não há margens para erros, o contrário, será a criação de um novo neologismo: sãopaular.

O São Paulo, que brincou o destino nos últimos 12 anos, não tem mais o direito de errar.

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.