in

O que esperar dos jogos do São Paulo no Brasileirão 2022?

A fan of Sao Paulo soccer team cheers before the Brazilian soccer league final match against Goias in Brasilia, Sunday, Dec. 7, 2008. (AP Photo/Eraldo Peres)

Muito bem, o Brasileirão 2021 acabou e você provavelmente fez igual à maioria dos brasileiros amantes de futebol: torceu, gritou, chorou, esperneou… mas e aí, valeu a pena? Sempre vale, não é mesmo! Se você está se perguntando como serão os jogos do são paulo no brasileirão 2022, podemos ter algumas respostas que você precisa por aqui!

Os torcedores do São Paulo talvez não concordem comigo, já que devem ter a impressão que todo o ano de 2021 foi em vão. Mas vamos olhar para o lado bom: o São Paulo estava com sérios riscos de ser rebaixado este ano, mas a gestão do Rogério Ceni no final da temporada foi suficiente para impedir isso e deixar o São Paulo em 13º.

torcedor do SPFC

Bora analisar as estatísticas do Tricolor Paulista em 2021 para ver o que podemos esperar de 2022? O campeonato acabou de terminar, então ainda tem algumas coisas que precisam ser confirmadas. Estamos falando de contratações e aquisições, e o diretor do São Paulo recentemente fez uma afirmação preocupante. Carlos Belmonte, um dos cartolas no comando da direção de futebol do clube, disse no começo de novembro que o clube simplesmente não tem dinheiro para novas contratações.

Jogos do São Paulo no Brasileirão 2022

Sabe o que você, torcedor, pode fazer de melhor para o São Paulo em 2022? Simples, tente acompanhar o máximo de jogos do São Paulo no Brasileirão 2022 e assim, quem sabe, com a sua torcida e a de mais milhões de torcedores, o SPFC não volta a ter uma boa fase de títulos no ano que vem?

Brincadeiras à parte, o São Paulo tem o privilégio de ter a maioria de suas partidas importantes transmitidas pela televisão, muitas vezes pela televisão aberta em rede nacional, como é o caso de partidas de maior destaque, como contra o Corinthians, Palmeiras ou até contra gigantes do Rio como o Flamengo. Por outro lado, com a volta do público aos estádios, muitas vezes uma partida transmitida na televisão pode fazer com que o torcedor deixe de marcar presença física. Caso o São Paulo vá jogar na sua cidade e você queira apoiá-lo, o melhor que pode fazer é assistir ao jogo pessoalmente!

jogos do São Paulo no Brasileirão 2022

Canais e meios para assistir os jogos do São Paulo no Brasileirão 2022

Em 2022 certamente teremos um aumento meteórico dos streamings ao vivo no Brasil, o que deve incluir – é claro – os streamings de jogos de futebol e outros esportes. Ou seja, além de acompanhar as partidas através da TV aberta e fechada, como você já está acostumado a fazer, cada vez mais partidas poderão ser acompanhadas ao vivo pela internet.

Outro ponto importante a acompanhar para o ano que vem é a questão dos direitos televisivos. No ano passado, por exemplo, a Globo abriu mão dos direitos sobre a transmissão da Libertadores da América, que acabou sendo transmitida com exclusividade pelo SBT no Brasil. Tudo indica que o Brasileirão ainda se manterá nas mãos da gigante midiática do plim plim, porém, vale ficar ligado para ter certeza de onde acompanhar os jogos do São Paulo no Brasileirão 2022.

Como foi o ano de 2021 para o São Paulo?

O ano seguinte do começo da pandemia tinha tudo para ser um ano de redenção e muitas glórias para o tricolor paulista. Quem viu os primeiros meses do ano começarem com o São Paulo fazendo história com a conquista de mais um título do Paulistão, nem imaginaria o que estava por vir no Brasileirão…

Depois de nove anos sem ganhar nenhum título, o São Paulo finalmente se tornou campeão paulista de 2021, e a animação reinava no Morumbi e entre os jogadores. Acontece que os resultados começaram a não aparecer, o time começou a ter vários desfalques por conta de lesões, e o técnico Hernán Crespo começou a ter sérios problemas de confiança geral com a equipe. Tendo chegado como uma promessa de levar o São Paulo a muitas glórias, o técnico argentino parou mesmo com a glória estadual, e quase levou o São Paulo a ser rebaixado no Brasileirão.

A segunda metade do ano do São Paulo

Durante a maior parte do torneio, o tricolor esteve na metade de baixo da tabela. Nos jogos finais, os times que estavam atrás começaram a correr atrás do prejuízo, e o São Paulo teve que jogar as últimas rodadas do torneio convivendo com a possibilidade real e iminente de ser rebaixado. O final foi trágico, porém, não desastroso. O time terminou a campanha em 13º colocado (entre 20 times, uma colocação muito ruim), com 48 pontos em 38 jogos disputados. Um péssimo aproveitamento, o que levou à demissão de Crespo no fim da temporada e à vinda do ex-astro tricolor Rogério Ceni, que acabou conseguindo salvar o time do rebaixamento.

Para se ter ideia, os 48 pontos do São Paulo no Campeonato Brasileiro de 2021 superaram em apenas 5 os 43 pontos do Grêmio, que ficou em 17º e foi o menos pior dos 4 rebaixados do torneio. O Brasileirão está mais disputado a cada ano, tanto na parte de cima, como na parte de baixo da tabela!

torcida paulistana por Rubens Chiri
Torcida paulistana por Rubens Chiri

O que esperar do São Paulo de 2022?

Vale dizer que o 2021 desastroso do São Paulo começou com o time deixando o campeonato brasileiro de 2020 escapar de suas mãos na reta final, o que fez com que a confiança da equipe ficasse abalada para esta competição em específico. O Paulistão até deu uma injeção de ânimo, mas longe do suficiente. Se formos pensar nos jogos do São Paulo no Brasileirão 2022, teremos que pensar também em como o time vai começar o ano e dar entrada na temporada.

Para podermos fazer uma previsão dos jogos do São Paulo no Brasileirão 2022, poderíamos pensar em duas vertentes de previsões diferentes: como será o elenco do São Paulo neste próximo ano, e como será o rumo do comando técnico.

É bastante unânime que o mesmo elenco vem jogando no São Paulo há muito tempo, carecendo de renovação e frescor, e com muitos problemas de qualidade e de postura e perfil de jogadores.

Também precisamos olhar para algo mais incômodo e decisivo: a mudança ou não do comando técnico do time. É claro que não é bom para ninguém que o técnico seja alterado o tempo todo, porém, precisamos falar a verdade: o Rogério Ceni foi muito pior do que se imaginava, contando que quase não ganhou partidas, muito menos fora de casa. Contra o América, por exemplo, se tornou uma equipe medíocre em campo, o que foi bastante decepcionante para o torcedor. Este jogo, para muitos, foi o retrato do São Paulo na temporada de 2021, e os jogos do São Paulo no Brasileirão 2022 devem ser diferentes. É isso pelo menos o que espera o torcedor.

Como o 2022 do São Paulo pode ser melhor?

Para os jogos do São Paulo no Brasileirão 2022, se seguir sob o comando de Rogério Ceni, temos uma perspectiva de piora, que precisa ser revertida imediatamente. Se de um lado o torcedor e a imprensa estão insatisfeitos com o trabalho de Rogério como técnico, a questão econômica está muito ruim para o São Paulo, que já alertou que não conseguirá manter o ritmo das contratações, e que deve refletir numa piora do time no geral.

Há de se lembrar, porém, que Rogério Ceni não se destacou em grandes times nem com grandes orçamentos, mas sim no Fortaleza. Isso quando o Fortaleza era um time que foi reerguido e reestruturado por ele praticamente do zero. Acontece que no São Paulo, o Rogério não aceita o fato de que ele precisará fazer isso. Ele veio para querer as melhores contratações, as melhores condições de trabalho, e muito investimento. Isso fica claro em como ele sempre menciona os times com grandes dificuldades financeiras que conseguem investir em jogadores. Nas entrelinhas, o Rogério fala do Corinthians, que tem feito isso para tentar recuperar esse investimento de risco com resultados. A diretoria tricolor está assumindo uma postura mais conservadora.

Isso causa uma certa divisão na diretoria esportiva e diretoria financeira do São Paulo. Este racha no time deveria ser resolvido o quanto antes, e o Rogério Ceni deixa nas entrelinhas que ele deve sair da equipe caso a direção não providencie mais dinheiro para a contratação de jogadores.

Reputação de 25 anos do Rogério Ceni é o que importa para ele

Uma das piores falas do Rogério até agora foi que ele não está disposto a arriscar 25 anos de reputação como jogador renomado para fazer feio no ano que vem justamente no time que foi o símbolo da sua carreira meteórica quando ainda era goleiro.

Para muitos torcedores, essa declaração mostra que Rogério está muito mais preocupado com o futuro de sua carreira do que propriamente com os jogos do São Paulo no Brasileirão 2022. A verdade é uma só: o que o tricolor precisa é começar a mostrar resultados e virar o mindset para uma postura confiante e vencedora!

O que achou?

Escrito por Rodrigo Bueno