NOSTALGIA TRICOLOR – Recopa Sul-americana de 1993

0

Em 1993, o São Paulo de Telê Santana vencia o Cruzeiro nos pênaltis, em pleno Mineirão, e conquistava a primeira Recopa Sul-americana de sua história

Há 26 anos, o São Paulo, comandado pelo mestre Telê Santana, fazia história e vencia o Cruzeiro nos pênaltis, sagrando-se pela primeira vez em sua história, campeão da Recopa Sul-americana.

O JOGO

Após o primeiro jogo da decisão terminar em 0 a 0, no Morumbi, São Paulo e Cruzeiro voltaram a se enfrentar no Mineirão, com pouco mais de 20 mil torcedores presentes. Em campo os dois times se respeitavam bastante, sem dar brechas na defesa.

O primeiro tempo foi de equilíbrio entre ambas as equipes, sem chances reais de gols. Já no segundo tempo a equipe Mineira se soltou um pouco mais e, conseguiu levar perigo ao gol defendido por Zetti.

Sem nenhuma das equipes conseguir balançar as redes, o jogo terminou. E como o primeiro confronto também tinha terminado em empate (0 a 0), a decisão foi para as penalidades máximas.

A primeira cobrança foi do clube mineiro, Paulo Roberto chutou mal e mandou por cima do gol. O volante Dinho foi o responsável da primeira cobrança tricolor, e converteu.

Com o São Paulo em vantagem, o menino Ronaldo, que anos depois ficaria conhecido como fenômeno, foi para a cobrança, e também errou, complicando a situação do Cruzeiro.

Pelo lado do São Paulo, Cafú, que anos depois também teria seu nome marcado na história do futebol mundial, ampliou para o tricolor. Naquela altura só um milagre salvaria a equipe cruzeirense, e Luis Fernando tratou de deixar viva a esperança da raposa.

+ Nostalgia Tricolor – Recopa Sul-Americana de 1994

Mas Válber, também converteu sua cobrança, obrigando o volante cruzeirense Ademir a fazer o gol, e ele fez. Porém, coube ao zagueiro e capitão São Paulino Ronaldão, jogar um balde de água fria nos poucos torcedores mineiros ali presentes, e garantir o titulo tricolor.

MELHORES MOMENTOS:

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO (2) 0 x o (4) SÃO PAULO – Mineirão

Data: 29 de Setembro de 1993
Árbitro: Jorge Nieves
Assistente 1: Saul Feldman
Assistente 2: Eduardo Rodrigues
Estádio: Mineirão
Público: 20.050
Renda: CR$ 7.616.400,00

CRUZEIRO: Sérgio; Paulo Roberto, Robson, Luizinho (Célio Lúcio) e Nonato; Ademir e Rogério Lage; Boiadeiro e Luiz Fernando; Macedo (Careca) e Ronaldo.

TÉCNICO: Carlos Alberto Silva

SÃO PAULO: Zetti; Gilmar, Válber, Ronaldão e André Luiz; Dinho e Toninho Cerezo; Cafú, Palhinha (Catê) e Juninho Paulista; Valdeir (Jamelli).

TÉCNICO: Telê Santana

PENALIDADES:

Paulo Roberto: errou
Ronaldo: errou
Luís Fernando: marcou
Ademir: marcou
2–4Dinho: marcou
Cafú: marcou
Válber: marcou
Ronaldão: marcou

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.