Nostalgia Tricolor – 1º gol do M1to

Há exatos 22 anos, Rogério Ceni começava a escrever sua história no futebol mundial, ao marcar seu primeiro gol em partidas oficiais com a camisa  Tricolor

Como goleiro, não há o que discutir, muito menos como batedor de faltas e pênaltis. Rogério Ceni foi um dos maiores goleiros da história do futebol e teve como um importante diferencial, seus gols, que ajudaram o Tricolor a conquistar títulos, como Paulistão de 2000 (gol na final), Libertadores de 2005 (5 gols na competição) e Mundial de 2005 (gol na semifinal).

Além de muitos títulos, incríveis defesas e mais de 130 gols, Ceni tem inúmeros prêmios e recordes individuais, o que o fez entrar no Guinnes Book.

Bom, vamos falar aqui de uma data muito importante para nós são-paulinos e certamente para ele. Que tal relembrar o dia 15 de fevereiro de 1997, quando o então goleiro, conhecido apenas como Rogério marcava seu primeiro gol na carreira.

Naquele sábado, quando o relógio marcava 16h44 em Araras – interior de São Paulo – o volante Ricardo Lima, do União São João, cometeu falta em cima de Adriano, perto da grande área. Pela proximidade, Rogério Ceni se deslocou da própria meta para a do rival correndo. O então, recém promovido goleiro titular do Tricolor não se intimidou com o inusitado fato e nem os olhares atravessados.

O jogo estava 0 a 0 e perto de ter a primeira etapa encerrada. Com 45 minutos de bola em jogo, Rogério Ceni tinha tinha em seus pés a chance de tirar o zero do placar e claro, marcar seu primeiro gol.

Após treinar mais de 15 cobranças, desde 1995, Rogério iria para a sua quinta cobrança de falta. O goleiro ajeitou a bola, tomou distância, se concentrou, correu, chutou e se emocionou. GOL DO SÃO PAULO!

gol01.gif

A comemoração que se seguiu foi uma mistura de êxtase e incredulidade. Sim! Um goleiro, um novato, havia acabado de marcar um gol com a camisa são-paulina! E que golaço!

O arqueiro oponente Adinam, que entrou para a história, ainda chegou a tocar na bola, mas não teve como impedir o destino.

FICHA DO JOGO

SÃO PAULO Futebol Clube (SP) 2 X 0 UNIÃO SÃO JOÃO Esporte Clube (SP)

Data: 15.02.1997
Torneio: Campeonato Paulista – 1ª Fase (Turno) 

Local: Araras (SP) Estádio Doutor Hermínio Ometto – Herminião 

SPFC:  Rogério Ceni; Cláudio (Alberto), Rogério Pinheiro, Bordon e Serginho; Nem, Axel, Marques e Adriano (Uéslei); Denílson e Dodô (Catê). Técnico: Muricy Ramalho

Gols: Rogério Ceni (falta), 45’PT; Serginho (pênalti), 8’ST

USJ:  Adnan; Chiquinho, Maciel, Julio César e Ivonaldo; Lico, Ricardo Lima, Reinaldo (Valdo) e Paulo César/capitão; Sairo (Léo) e Odair (Pedrinho). Técnico: Lula Pereira

Árbitro: Wilson Souza de Mendonça 
Renda: R$ 51.395,00 
Público: 5.174 pagantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *