Toda vitória vale três pontos, no entanto, a do São Paulo contra o Vitória, pela 24ª rodada, lá na Bahia, valeu muio mais que isso

Frente à luta da equipe tricolor para sair da zona de rebaixamento, o placar de 2 a 1, sob um contexto de crise e pressão, parece valer muito mais que “apenas” os três pontos.

Os gols de Militão e Cueva garantiram segunda vitória do Tricolor fora de casa no campeonato, a garantia por dias mais tranquilos e uma dose de confiança ao time, que enfrentará ninguém menos que o líder e arquirrival SCCP, em um Morumbi que, segundo a torcida, estará entupido de gente.

Com as suspensões por cartão de Edimar e Jucilei, Dorival escalou o São Paulo com Sidão, Arboleda, Rodrigo Caio, Junior Tavares e Militão. À frente da zaga, Petros. Na linha de quatro, Hernanes, Jonatan Gomez, Marcos Guilherme e Lucas Fernandes. Isolado, Pratto, no ataque.

LEIA TAMBÉM:
+ Veja as notas dos personagens tricolor após a partida deste domingo
+ Confira os números do jogo. Ficha técnica e estatísticas

O primeiro tempo, de ambas as equipes, foi uma lástima. Apenas duas jogadas merecem destaque: uma cabeçada de Militão, em bola que veio de escanteio, e passou ao lado do gol.

Do lado do Vitória, um lance perigoso, que poderia ter mudado o panorama do jogo. Falta aos 45 da primeira etapa, bola rolada para William Correa, que bateu e a bola explodiu no pé da trave de Sidão. Por muito pouco o Vitória não vira o tempo à frente do placar.

Um destaque negativo foi a participação de Jonatan Gomez, que durante os 45 minutos que jogou, praticamente não acertou um passe, perdeu muitas bolas, proporcionando contra-ataques para Vitória e não conseguiu articular uma jogada. Mal, muito mal.

Dorival corrigiu o erro no segundo tempo. Sacou Gomez e colocou Cueva. O peruano, quando está disposto a jogar, sem dúvida, faz a diferença. Jogou mais recuado, muitas vezes ao lado de Petros, proporcionando mais qualidade na interligação entre o meio e o ataque, problema crônico ao longo da temporada do São Paulo.

Com Cueva, o futebol do São Paulo cresceu: Marcos Guilherme começou a aparecer, Pratto já não voltou tanto, Lucas Fernandes e Hernanes formaram um meio mais bem postado.

E MAIS:
+ Jogadores e treinador falam sobre Cueva após a partida

+ Under Armor lança nova camisa 3 do São Paulo

Se o Tricolor encerrou o primeiro tempo com uma bola na trave, com apenas 7/2ºT, escanteio, bola na área, Militão subiu, desviou de cabeça para abrir o placar. Era tudo o que o São Paulo precisava.

Depois do gol o São Paulo melhorou ainda mais. Não só pela tranquilidade do placar, mas também porque o Vitória, também na luta para não cair, abriu o jogo, mas não chegava com perigo à meta de Sidão, que repetiu contra os baianos a boa atuação contra a Ponte Preta.

Aos 26/2T, Dorival tirou Lucas Fernandes, que fez uma boa partida, para dar lugar a Thomaz, descansado e que perdeu algumas boas oportunidades.

Quando tudo caminhava para 1 a 0, eis que Cueva, aos 36/2ºT foi cobrar um escanteio. Com o cronômetro avançado, o peruano queria ganhar mais tempo. 1 a 0 era goleada. Assim, enrolou, tirou a bola da marca do escanteio, o árbitro foi conferir, ajeitou de novo, deu passos para trás, puxou os fios, e, mesmo com todo esse mise-en-scène, percebeu um buraco no primeiro pau do Vitória, bateu fechado, a bola resvalou em Fillipe Soutto, no goleiro Fernando Miguel, e entrou. Gol olímpico!

O segundo gol do São Paulo fez o Vitória partir para o tudo ou nada. A partida ficou ainda mais aberta.

Como muita gente insistia com Dorival, principalmente depois da partida contra a Ponte, em que o Tricolor estava vencendo por 2 a 0, mas cedeu o empate, o técnico fechou a casinha. Aos 41/2T, tirou o atacante Marcos Guilherme e meteu outro zagueiro, Bruno Alves. Nunca os três pontos foram tão importantes para o Tricolor.

Mas como a temporada do São Paulo vem proporcionando fortes emoções, o Vitória partiu para cima. Aos 43/2T, uma ótima chance que Sidão espalmou, e, na sequência, aos 44/2T, gol dos baianos: cruzamento da esquerda, cabeçada, a bola foi para pequena área, Cleiton Xavier se jogou, bateu na bola, que explodiu no travessão e no rebote Trellez colocou para dentro. O Vitória descontava, para desespero dos são-paulinos.

Os quatro minutos de acréscimo duraram uma eternidade para o Tricolor, mas, mesmo com Vitória partindo ao ataque até com goleiro, o São Paulo conseguiu segurar, com a licença do trocadilho, a Vitória.

+ PRATTO: “Precisamos de uma sequência invicta”

Com isso, agora soma 27 pontos, saltou da 19ª para a 17ª colocação, é o primeiro da zona de rebaixamento, mas colado no Bahia, com 27 , Chapecoense, 27, Ponte Preta e Chapecoense com 28, Sport e Avaí com 29.

Dependendo dos resultados, ainda pode terminar a 24ª rodada fora da zona de rebaixamento, porém, fato é que os três pontos no Barradão foram mais que fundamentais nesse momento do campeonato.

Agora a equipe de Dorival terá a semana cheia para se preparar para enfrentar o arquirrival SCCP, no Morumbi, com promessa da torcida de colocar quase 70 mil pessoas para empurrar o time.

Ao final, todo elenco do São Paulo dirigiu-se ao setor da arquibancada, onde os tricolores compareceram em bom número, para agradecer o o novo apoio e deixar muito claro que a reunião com a torcida só serviu para fortalecer, ainda mais reforçado pela declaração de Pratto: “Desde que seja uma cobrança positiva, seja de quem for, é bem-vindo”.

FOTO: Divulgação

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.