O São Paulo não é campeão paulista desde 2005, quando sob o comando de Emerson Leão, levantou a taça estadual pela última vez

Há 15 anos, o São Paulo sagrou-se campeão paulista pela última vez, em um campeonato que ficou marcado pela por diversos fatores: presença de Falcão do futsal, time formado praticamente sem custo e por ser o início do “Soberano”, uma fase recheada de títulos, que contou o o Tri da Libertadores e do Mundial Interclubes. Isso sem falar no Tri Brasileiro que veio nos anos seguintes.

Um dos responsáveis pelo sucesso foi Milton Cruz, então coordenador técnico do São Paulo. Foi ele quem iniciou a montagem do elenco dois anos antes. E, ao lado de Rojas, preparador de goleiros e treinador interino ao seu lado em 2003, encontrou a “fórmula mágica”.

“Depois da saída do Oswaldo de Oliveira em 2003, nos assumimos o comando. Planejamos um jeito de jogar, conseguimos classificar o time para a Copa Libertadores depois de dez anos e fomos buscar jogadores de qualidade sem custo para o São Paulo. Foi aí que chegaram nomes como Danilo, Fabão, Rodrigo, Cicinho, Josué, Mineiro…”, disse Milton Cruz para a ESPN Brasil.

Montagem do elenco

No final de 2003, o São Paulo trouxe o zagueiro Fabão, o meia Danilo e o atacante Grafite, todos do Goiás. No final de 2004, veio também o volante Josué. Na mesma época, o lateral direito Cicinho assinou com o clube do Morumbi, após rescindir com o Atlético-MG. E, em meados de 2004, o lateral esquerdo Junior, que acabava de encerrar o contrato com o Parma, da Itália, também acordou com a diretoria são-paulina.

Mineiro, Josué e Falcão (Thx Márcio) | São paulo futebol clube ...

Lugano

O homem que amarra as chuteiras com as veias - Parte 1 | Blog ...Uma das poucas exceções foi o zagueiro Diego Lugano. O São Paulo pagou 200 mil dólares ao Nacional-URU pelo jogador de 22 anos, em abril de 2003. Ninguém no clube o conhecia. A vinda ocorreu porque o presidente Marcelo Portugal Gouvêa ouviu o empresário Juan Figger e bancou.

“Lembro que, em 2003, quando conseguimos a vaga na Copa Libertadores, eu procurei o Marcelo [Portugal Gouvêa] e o Juvenal [Juvêncio, vice-presidente de futebol] e expliquei que o elenco que tínhamos estava muito inchado e não tinha o perfil para jogar o torneio. Citei que tinha usado o tempo em que fiquei trabalhando na Arábia Saudita para viajar a Inglaterra. Além de ver os jogos, observei a organização. Os melhores times tinham elencos enxutos. Passei isso para a diretoria. E foi o que fizemos. Enxugamos, com a saída daqueles que entendíamos que não se encaixavam no projeto, contratamos bons nomes sem custo e completamos com a base”, disse Milton Cruz.

O ex-coordenador citou jovens como Edcarlos, Renan, Marco Antônio, Diego Tardelli e Fábio Santos.

“Com uma espinha dorsal, uma base montada, encontramos uma forma de jogar, com três zagueiros. A semente foi plantada ali e o projeto só deu certo porque vieram treinadores na sequência que souberam dar continuidade e melhorar o que já estava bom”, lembrou Milton Cruz.

Cuca

Cuca foi o primeiro a chegar perto do pódio. Levou o São Paulo até a semifinal da Copa Libertadores de 2004, mas foi eliminado pelo Once Caldas, da Colômbia, com derrota fora de casa por 2 a 1.

Em setembro, o treinador paranaense pediu para sair, desanimado com os resultados. Então, a diretoria contratou Emerson Leão, que conseguiu um terceiro lugar no Brasileiro, com uma arrancada no final, ficando a sete pontos do Santos, o campeão daquele ano.

Antes da temporada acabar por completo, além de Josué, o São Paulo acertou a contratação do volante Mineiro, em fim de contrato com o São Caetano. Uma indicação de Emerson Leão, que já o havia treinado.

Cuca e São Paulo: fatos e lendas da montagem do time campeão ...

Leão

No estadual, o São Paulo perdeu apenas dois jogos (Portuguesa e Ponte Preta). Somou 45 pontos, com 14 vitórias e três empates. Marcou 49 gols em 19 partidas (média de 2,57 tentos por jogo) e sofreu 21.

“Era um time coletivamente muito bom. Todos os reforços encaixaram, se entrosaram e o São Paulo ganhou uma cara. Depois do título do Paulistão, colhemos muitos outros frutos”, disse Milton Cruz.

Falcão x Leão

A terrível falta de sorte de Falcão. Cair nas mãos do rancoroso ...Antes de o Paulistão de 2005 iniciar, o São Paulo fez mais uma contratação, mas essa totalmente inusitada e com participação do departamento de marketing. A diretoria trouxe Falcão, do futsal, então com 27 anos e eleito pela Fifa como o melhor jogador da modalidade em 2004.

“Eu já conhecia o Falcão e sabia o quanto ele era talentoso. Eu o treinei no Paulistano, de São Roque, numa Copa São Paulo de futebol júnior. Ele precisava de adaptação ao campo, pois não estava acostumado a correr tanto para jogar. Ele era incrível”, disse Milton Cruz.

Dos 21 jogos do São Paulo na temporada 2005, considerando o Paulistão e a Libertadores, Falcão participou de seis, sendo titular uma vez (diante do Mogi Mirim, na última rodada do Estadual). Nas outras cinco oportunidades, o treinador sempre o colocava nos minutos finais.

“Ele ficou angustiado porque queria jogar, queria realizar aquele sonho. E a torcida pedia pra vê-lo em campo. A imprensa também. Ele ficava no banco, e a torcida gritando o nome dele. No futsal, não preciso nem falar o que ele fazia, era um show com a bola no pé”, disse Milton Cruz.

“Ele foi contratado pelo presidente. Talvez não estivesse nos planos do Leão, mas não teve problema entre eles. É que o Leão sempre teve essa fama de rígido, durão. Ele era bem exigente mesmo, disciplinador, mas não tiveram problemas”, acrescentou.

A angústia de Falcão, time 'custo zero' e Leão xerifão: 15 anos do ...

Leão x Rogério e Diretoria

No entanto, internamente, a saída de Falcão foi um ponto de atrito entre a diretoria e o treinador. Na mesma época, Leão queria fazer mudanças no CT da Barra Funda. Antes, ele já havia proibido Rogério Ceni de cobrar faltas –o goleiro já ostentava a fama de bom cobrador.

Na mesma data da saída de Falcão, Leão também saiu. Pediu a rescisão contratual. O Estadual já tinha terminado e o time estava no início da fase de grupos da Copa Libertadores.

Saída de Leão

O treinador alegou ter uma dívida de gratidão com um amigo do Vissel Kobe, do Japão, e mudou-se para lá, para treinar o clube. Despediu-se com 45 jogos, 27 vitórias, 12 empates e seis derrotas. Foi substituído por Paulo Autuori, o campeão da Copa Libertadores e do Mundial. 

Fonte: ESPN
Foto: Divulgação

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.