in ,

Mercado da bola: veja quem chega, quem fica e quem vai embora do São Paulo para 2023

Dispensas, transferências, sondagens e busca por reforços; saiba tudo sobre as movimentações do clube no mercado

O São Paulo deve passar por uma nova reformulação em seu elenco. Cerca de dez jogadores podem deixar o clube, e a diretoria espera repor essas peças com contratações pontuais. Um dos principais objetivos é ter atacantes velozes que atuam pelas pontas.

Veja quem chega, quem fica e quem vai embora do São Paulo. Esta reportagem será atualizada ao longo da temporada.

Quem pode chegar

A diretoria estuda o perfil do elenco e pretende buscar contratações pontuais. O meio de campo e o ataque devem ser os principais alvos. A diretoria já afirmou que nomes como Bustos, Ferraresi e Galoppo foram reforços adquiridos em 2022, mas são do planejamento de 2023.

John: o goleiro do Santos já foi procurado no meio do ano, sem sucesso. Ele volta a constar em lista de desejos do Tricolor, que deve fazer nova proposta pelo atleta.

Jair: o Atlético-MG foi procurado pela diretoria tricolor, que busca informações sobre a possibilidade de fazer uma proposta.

Wellington Rato: o meia, que se destacou no Atlético-GO apesar do rebaixamento do time, disse ter proposta do São Paulo.

Quem saiu

Reinaldo: o jogador mais antigo do atual elenco, Reinaldo já se despediu do clube após a partida contra o Goiás, na última rodada do Brasileiro. Ele tem sondagem do Fluminense.

Miranda: o zagueiro até tinha o desejo de permanecer por mais uma temporada no clube, mas para isso gostaria de ter mais protagonismo e atuar mais. Miranda se despediu antes do fim do Brasileirão e encerra sua segunda passagem com 82 jogos.

Eder: com um dos maiores salários do elenco e sem destaque nessa temporada, o atacante de 35 anos sairá do São Paulo após 75 jogos e 11 gols marcados. Ele deixa o clube com acordo para receber valores atrasados pelos próximos 24 meses.

Marcos Guilherme: após defender o Tricolor em 2017, o atacante retornou no meio desse ano por um empréstimo até dezembro. Marcos Guilherme, no entanto, não rendeu o esperado, e o São Paulo não renovará seu vínculo por mais uma temporada.

Andrés Colorado: o volante colombiano foi contratado em fevereiro como uma aposta jovem para o meio de campo. As lesões e os jogos irregulares, porém, frustraram a expectativa do Tricolor, que não ficará com Andrés Colorado para 2023.

Quem pode sair

Luizão: o São Paulo não conseguiu chegar a um acordo pela renovação com o zagueiro revelado pelas categorias de base e deve perdê-lo de graça, já que seu contrato se encerra em janeiro e ele pode assinar um pré-contrato com qualquer equipe. O Tricolor ainda crê em reviravolta, mas a maior possibilidade é de que Luizão acerte com o West Ham, da Inglaterra.

Léo: o zagueiro recebeu uma proposta do Angers, da França, no meio da temporada e recusou. Nesta janela de transferência, o São Paulo acredita que novas propostas irão aparecer e o clube não vai se opor a uma venda.

Igor Gomes: com contrato válido até o final de março, o meia ainda não chegou a um acordo pela renovação de contrato e já pode assinar um pré-contrato com qualquer clube. Não há perspectiva de extensão do vínculo.

André Anderson: pedido de Ceni para reforçar o meio de campo, o jogador não rendeu o esperado e também sofreu com as lesões. Com empréstimo válido até o meio do ano que vem, o São Paulo busca antecipar essa saída com uma rescisão ou troca com outro clube.

Quem volta de empréstimo

Liziero: o volante irá retornar do Internacional e, segundo o técnico Rogério Ceni, será avaliado nos treinamentos para saber se será integrado ao elenco ou ficará disponível para novo empréstimo.

Orejuela: o lateral-direito foi emprestado ao Grêmio no início do ano, mas repassado ao Athletico-PR no meio da temporada. Agora, ele deve retornar ao Tricolor, com quem tem vínculo até março de 2025. 

O que achou?

Escrito por Rodrigo Alcântara