Rogério Ceni encara o Corinthians em busca de marca inédita para treinador no São Paulo

Treinador pode vencer o quarto clássico na atual passagem pelo clube

Rogério Ceni detém algumas das marcas mais impressionantes da história do São Paulo. E incluirá mais uma à coleção se vencer o Corinthians, sábado, no Morumbi, em duelo da décima rodada do Campeonato Paulista.

Na atual passagem, que começou em outubro, no Brasileiro, Ceni tem 100% de aproveitamento em clássicos: venceu Corinthians e Palmeiras, no Nacional, e o Santos, mais recentemente, no Paulista.

Rogério Ceni em Água Santa x São Paulo — Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net

Rogério Ceni em Água Santa x São Paulo — Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net

Nunca um treinador conseguiu emendar a quarta vitória sobre seus maiores rivais em um início de trabalho no clube.

Segundo levantamento do pesquisador Alexandre Giesbrecht, do Anotações Tricolores, cinco treinadores conseguiram vencer os três primeiros clássicos: Rubens Salles, entre 1931 e 1932, Levir Culpi, em 2000, Vadão, em 2001, Paulo Autuori, em 2005, e Muricy Ramalho, em 2006.

Salles e Vadão deixaram o clube antes do quarto clássico. Levir e Autuori perderam o quatro clássico, ambos para o Santos, enquanto Muricy empatou com o Palmeiras.

A série atual de Ceni começou logo no segundo jogo dele, uma vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians no Morumbi. Depois, no Allianz Parque, bateu o Palmeiras, cheio de reservas, por 2 a 0. As duas vitórias foram importantes na luta do time contra o rebaixamento no Brasileiro.

O duelo contra o Santos foi pelo Paulista de 2022, na Vila Belmiro. Naquela que é apontada como a melhor partida do São Paulo na temporada, fez 3 a 0 no rival, em crise.

Trata-se de um aproveitamento em clássicos muito superior ao que Ceni conquistou durante sua primeira passagem como técnico do São Paulo, em 2017.

Naquela época, foram oito clássicos, com só duas vitórias – uma contra o Santos, na Vila, outra sobre o Palmeiras, no Morumbi. O aproveitamento contra o Corinthians, rival de sábado, foi ruim: duas derrotas e três empates (nessa conta entra o duelo pela Copa da Flórida, que depois o São Paulo venceu nos pênaltis). Houve também um empate com o Palmeiras. No total, só 37,5% dos pontos conquistados.

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.