SPFC-Notícias-Pablo-Forlán-visita-são-paulinos

Conheça mais o uruguaio Pablo Forlán, lateral direito campeão da libertadores e do mundo em 66 com o Peñarol e tricampeão paulista com o Tricolor

Forlán, nascido em 14 de julho de 1945 na cidade de Soriano, litoral oeste do Uruguai, foi um lateral direito revelado pelo Peñarol do Uruguai e bem conhecido por sua dedicação, apoio ao ataque e força física.

Peñarol:

Forlán é o primeiro jogador de pé, da direita para a esquerda.

Na equipe uruguaia, Forlán começou sua trajetória buscando espaço na equipe principal. Aguerrido, tinha destaque na qualidade do seus cruzamentos e no porte físico, que sempre lhe permitia apoiar e recompor a defesa com o mesmo vigor.

Em 1964 veio o primeiro título uruguaio, com 94% de aproveitamento e campeão invicto. O Peñarol de Forlán amassou os adversários e terminou o torneio 12 pontos à frente do segundo colocado, o Rampla Júniors.

O domínio do Peñarol no país predominou ao longo da década e a presença do lateral direito trazia ao time toda confiança, força e raça que precisavam como apoio ao maestro Pedro Rocha, gênio da equipe. Com a dupla o Peñarol foi penta campeão nacional, 1964, 1965, 1967 e 1968.

Em 1966 ambos foram campões da copa Libertadores, contra o River Plate, e do mundial interclubes enfrentando o poderoso Real Madrid de Gento, foram dois jogos e duas vitórias dos Uruguaios por 2 x 0.

Forlán ergue o Mundial de Clubes de 1966

No São Paulo:

O ano era 1970. O São Paulo Futebol Clube havia passado os últimos 13 anos construindo o estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi. Neste período, de 1953 à inauguração do estádio em 25 de janeiro de 1970, o Tricolor passou a sua maior seca de títulos até então. Todos os recursos iam para a construção do “Sonho”, do gigante estádio, na época o Maior Estádio Particular.

Na época o campeonato paulista era o mais difícil e mais valioso torneio do futebol nacional. O empresário Juan Figer, com a missão de ajudar o presidente Henry Aidar a enriquecer a equipe para o certame, buscou um lateral direito multi-campeão do Peñarol, seu nome: Pablo Forlán.

No Morumbi, já inaugurado, Forlán assinou contrato e foi para as tribunas ver o tricolor jogar. Aidar chama Figer e pede: “Diga à ele que estamos 13 anos na fila”.

Figer passou a mensagem, ouviu a resposta e disse ao presidente: “Dr Aidar, o Forlán disse que daremos a volta olímpica neste ano aqui no Morumbi”.

Ainda nas tribunas o Uruguaio deixou uma frase emblemática que ajuda a traduzir o comprometimento, raça e compreensão de valores no futebol:

“No Uruguai, jogador do Peñarol tem que odiar o Nacional. Como sei que o Palmeiras é um adversário forte, escolhi esse adversário para odiar. Vou Fazer de tudo para ganhar deles sempre.”

Entrada em campo da equipe do São Paulo em 1970

Em 1970 o lateral direito fez companhia ao eterno Roberto Dias, Terto, Gérson, Toninho Guerreiro e Paraná.

O campeonato era por pontos corridos, os grandes rivais do ano eram Palmeiras de Ademir da Guia/Dudu e a Ponte Preta de Teodoro/Dicá.

A competição era de pontos corridos, oscilamos logo no início da campanha, vencemos o São Bento por 1 x 0, perdemos para a Portuguesa e empatamos com a Ponte Preta. A dúvida já pairava na cabeça do torcedor tricolor. Sairíamos da fila?

E apesar das dificuldades o tricolor buscou a recuperação, lutou ponto após ponto e na penúltima rodada precisava de uma vitória para acabar com o jejum. A partida era em campinas e foi uma guerra. O Bugre desligou as luzes do estádio, catimbou e fez de tudo para impedir a vitória tricolor. Forlán considera este jogo o seu melhor com a camisa tricolor.

O São Paulo venceu por 2 x 1, gols de Toninho Guerreiro e Vágner, assim Forlán cumpriu sua promessa. Foi uma grande festa: entrou todo mundo no gramado e os jogadores foram para o vestiário. Lá, o presidente Aidar entrou fumando um charuto e pediu a camisa de Forlán. Outros pediram as outras peças e o jogador ficou só de sunga. O presidente ainda deixou o uruguaio emocionado com o depoimento dado à imprensa de todo o País, quando disse: “O São Paulo foi uma coisa até a chegada de Forlán e outra, depois”.

Time Campeão em 1970. Foi o fim da fila !
Forlán, terceiro da esquerda para a direita, recebe a faixa de campeão paulista.

 

 

O lateral direito ainda foi campeão paulista nos anos de 71 e 75. Disputou duas copas do mundo, 66 e 74.

Após sair do Tricolor em 1976, Forlán passou por Peñarol (UR), Cruzeiro, Nacional (UR), Sud América (UR) e Defensor Sporting (UR). Se aposentou em 1983 e na sequência se tornou treinador das categorias de base do São Paulo.

 No total foram 243 jogos, oito gols e três títulos no Tricolor.

Títulos:

 Peñarol

  • Campeonato Uruguaio: 1964, 1965, 1967, 1968 e 1977
  • Campeonato BrLiguilla Pré-Libertadores da América: 1979 e 1981
  • Copa Libertadores da América: 1966
  • Mundial de Clubes: 1966

São Paulo

  • Campeonato Paulista: 1970, 1971 e 1975

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.