Aqui vai uma boa oportunidade para relembrar ou para conhecer Juninho Paulista, o jogador que deixou seu nome marcado na história do tricolor

Poucos reconheceriam ele pelo nome de batismo, Osvaldo Giroldo Junior, mas se dissermos o apelido nos gramados ele vira inesquecível. Juninho Paulista, nascido em São Paulo, no dia 22 de Fevereiro de 1973 começou cedo no futebol e se tornou ídolo devido ao seu dom irreverente e sua determinação inabalável.

Meia habilidoso, começou no futebol de salão do Juventus da Mooca e logo foi para o Ituano, onde atuou nas divisões de base e juvenil do clube, permanecendo lá até o ano de 1993, como profissional.

Disputou a primeira divisão do Campeonato Paulista pelo clube naquele ano. Após chamar a atenção de Telê Santana, o jogador passou a vestir a camisa do São Paulo, clube que o projetaria tanto para o futebol nacional, quanto para o internacional.

No São Paulo:

Juninho combinava velocidade com habilidade e vontade de vencer. Desde o início da carreira no São Paulo fazia fila nas zagas adversárias e desta forma transformou-se em um carrasco para os outros times.

O meia brilhou na conquista da Supercopa Libertadores de 1993, quando o tricolor paulista travou um emocionante duelo contra o Flamengo na final. Também esteve presente na conquista do Mundial Interclubes no fim daquela gloriosa temporada do São Paulo, e firmou-se como o principal jogador de criação do tricolor.

Em 1994 o tricolor se tornou o primeiro clube da história a disputar dois torneios oficiais no mesmo dia, e Juninho foi o único jogador que participou de ambas as partidas, marcou até gol contra o Sporting Cristal no primeiro jogo pela Copa Conmebol. Atuou por 32 minutos. Depois atuou mais 20 minutos contra o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro.

Depois do São Paulo:

Em 1995, vestindo a camisa da Seleção Brasileira, marcou um gol contra a Inglaterra, em uma partida amistosa em Wembley. Logo depois foi contratado pelo modesto Middlesbrough. Juninho permaneceu por duas temporadas na Inglaterra e depois seguiu para o Atlético de Madrid, onde teve um bom começo, mas sua passagem foi prejudicada depois de ter a perna quebrada por um carrinho de Michel Salgado , jogador na época do Celta de Vigo, em fevereiro de 1998. Essa lesão forçou Juninho a ficar de fora da Copa do Mundo de 1998.

O Retorno Triunfante:

Já no Vasco, passou a ser chamado por Juninho Paulista, já que quando lá chegou havia o xará Pernambucano. Com o clube carioca, se sagrou campeão da Copa João Havelange e da Copa Mercosul, jogando ao lado de craques como Romário, Viola e Euller.

Juninho não teve boa relação com a diretoria cruzmaltina e resolveu trocar o Vasco pelo Flamengo.

Sua fase no Flamengo não foi das melhores, ainda assim Luis Felipe Scolari o convocou para a disputa da Copa do Mundo de 2002.

Voltou ao Middlesbrough e participou da conquista da Copa da Liga Inglesa em 2004, o título mais expressivo na história do clube. Em 2006 após inúmeras lesões foi parar no Celtic da Escócia.

Juninho foi contratado pela SEP em meados de 2005, ano em que o clube se classificou para a Libertadores de 2006 e ele recebeu a Bola de Prata, prêmio entregue pela revista Placar.

Em 2010 atuou em algumas partidas pelo Ituano no Paulistão, mas não conseguiu evitar que o clube fizesse uma fraca campanha.

No dia 7 de abril Juninho encerrou sua carreira .


TÍTULOS:

São Paulo: Libertadores da América 1993, Supercopa 1993, Mundial de clubes 1993, Recopa Sul-Americana 1994, Copa Conmebol 1994 e Copa dos Clubes Brasileiros Campeões Mundiais 1995.
Vasco: Campeonato Brasileiro 2000 e Copa Mercosul 2000
Middlesbrough: Copa da Liga Inglesa 2004
Atlético de Madrid: Troféu Villa de Madrid 1997, Troféu Ramon de Carranza 1997
Celtic: Copa da Escócia 2005
Flamengo: Troféu Capitão Castro 2002, Campeonato Carioca 2007 e Taça Guanabara 2007
Seleção Brasileira: Copa do Mundo 2002, Olimpíadas 1996 (Bronze) Copa das Confederações 1997 e Copa Umbro 1995

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.