Centroavante apelidado de ‘El Tigre’ ou ‘Fried’ foi a primeira grande estrela do futebol brasileiro

Arthur Friendereich, nascido em São Paulo em 1892 foi um centroavante brasileiro considerado pelos grandes cronistas do futebol como o maior centroavante brasileiro de todos os tempos. Neto de alemães, filho de servidor público e de uma professora, iniciou sua trajetória no esporte no Club Athlético Paulistano, ligado à elite fazendeira.

Carreira

Foi um dos precursores do futebol técnico, dando dribles curtos, batidas na bola com efeito, dentre outros macetes até então não utilizados no futebol. Se destacou vestindo a camisa do Paulistano, sobretudo em uma excursão do time à Europa, onde o time disputou dez partidas e voltou invicto!

Defendeu diversas equipes mas foi no Tricolor que ganhou notoriedade. Comandou uma sonora goleada por 7 a 2 em solo francês, na primeira vez que uma equipe brasileira jogava fora do país.

LEIA TAMBÉM:

+São Paulo acerta com zagueiro Douglas

+ Oportunidade de Ouro

+ Proposta… Que proposta?

Pausa na carreira

Em 1932, durante a revolução que São Paulo promovia contra o governo, deixou o futebol de lado para se alistar no exército, tendo sido ao final do conflito, considerado um herói de guerra.

Fase final da vida

O folclórico jogador fez sua última partida no ano de 1935, indo trabalhar em uma fábrica de bebidas após isso. Após se aposentar, viveu em uma casa cedida a ele pelo Tricolor até sua morte em 1969.

Representando o país

Fried foi um jogador celebrado por muitos, e destacado por muitas pessoas no Brasil e fora também. Fez gols importantes pelos selecionados do país, mas nunca teve o prazer de disputar um Mundial, isso no caso, em virtude de uma polêmica entre o presidente da Liga Paulista da época, que proibiu jogadores do estado de irem para a disputa do primeiro mundial ao saber que não haveria paulistas na comissão técnica.

Imagem alusiva à participação de Fried na Revolução de 32
Imagem alusiva à participação de Fried na Revolução de 32
Títulos e prêmios

El Tigre venceu na carreira sete campeonatos paulistas (1918, 1919, 1921, 1926, 1927, 1929 e 1931), uma Taça Ioduran (1920), dois campeonatos sul-americanos de futebol (1919 e 1922) e Uma Copa Roca (1914).

Foi artilheiro de nove campeonatos paulistas (1912, 1914, 1917, 1918, 1919, 1921, 1927, 1928 e 1929).

Além disso, ganhou os prêmios de 5º maior jogador brasileiro do século XX, 13º Maior jogador sul-americano do Século XX e 54º maior jogador do século XX, todos esses prêmios pela IFFHS.

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.