História em Três Cores – Diego Lugano

Até hoje, “El Dios” (Diego Lugano) , é ídolo da torcida tricolor, mas já viveu muita história no futebol

image

Nascido em Canelones no Uruguai, no dia 2 de novembro de 1980, Diego Alfredo Lugano Moreno, filho de Alfredo Lugano e Diana Moreno, começou a jogar futebol pelo Club Atlético Libertad, time de sua cidade natal.

Em dezembro de 1998, jogou sua primeira partida oficial e foi campeão da Liga sub-18. No ano seguinte transferiu-se para o Nacional e em 2002 foi emprestado ao Plaza Colonia por duas temporadas até ir para O mais Querido.

No São Paulo:

lugano_saopaulo_afpFoi contratado em 2003 pelo São Paulo e sua estréia aconteceu no dia 11 de Maio, no jogo contra o Atlético-MG que terminou empatado em 1 a 1.

O uruguaio chegou de uma maneira conturbada, já que o então presidente Marcelo Portugal Gouvêa foi quem bancou sua contratação sem a aprovação do técnico Oswaldo de Oliveira, por isso, ele era chamado de “a contratação do presidente” e ficou meses sem ser relacionado para sequer uma partida.

Ainda em 2003 ,com a saída de Oswaldo, passou a ser relacionado e a jogar. Com seu estilo de muita garra e vontade, conquistou a vaga entre os 11 e o carinho da torcida. Conquistou o Campeonato Paulista,  a Libertadores e o Mundial de Clubes em 2005 como titular.

LUgano

98d9a5cb-5584-393a-ae86-ecfd64b9a0c1info_1351446302

 

 

 

 

Uma de suas características mais marcantes é a de raramente trocar de camisa com o adversário ao final do jogo, alegando não se sentir confortável com tal ato, em respeito ao torcedor, para quem a camisa do time é sagrada.

Trocou a camisa em poucas vezes e as camisas mais especiais são as camisas da seleção uruguaia e uma camisa da seleção brasileira com o número 13 às costas, dada por Zagallo.

+ Cruzeiro terá dois importantes desfalques para o duelo desta quinta!

O atleta foi eleito por sua força e raça o melhor zagueiro do Campeonato Brasileiro de 2005.

Depois do São Paulo:

05No segundo semestre de 2006, depois da final da Libertadores, transferiu-se para o Fenerbahçe da Turquia. Foi recebido por cerca de vinte torcedores, a maioria brasileiros, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, quando veio jogar pelo Uruguai contra o Brasil, nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, em 2007. Em 2009 renovou por mais quatro anos, porém saiu em 2011 quando foi negociado com o PSG.

a4776

Chegou ao Paris Saint-Germain no dia 27 de agosto, por aproximadamente 3 milhões de euros.

Em Janeiro de 2013, fora dos planos de Ancelotti (técnico), Lugano foi emprestado ao Málaga da Espanha até o final da temporada 2012-13.

Mais Histórias Em Três Cores:

+ HETC – Cicinho
+ HETC – França

Na segunda metade de 2013 acertou com o West Bromwich Albion por duas temporadas. No dia 16 de maio de 2014, pediu dispensa do clube após uma temporada abaixo das expectativas.

Após um ano sem clube, assinou com o Hacken visando à disputa da Copa América de 2015.

Retornou a América do Sul aonde assinou com o Cerro Porteño do Paraguai. Teve um grande rendimento marcando 5 gols em 16 partidas e conquistou o vice campeonato nacional quando perdeu o título para o Olímpia.
el-defensor-uruguayo-diego-lugano-tuvo-su-debut-sonado-ayer-en-filas-de-cerro-porteno-aqui-festeja-su-gol-que-inauguro-la-goleada-de-4-0-_927_573_1263615
Retorno ao São Paulo:

lugano-voltaLugano esteve no Brasil para a partida de despedida do ídolo Rogério Ceni e foi ovacionado pela torcida. Depois de muitos pedidos dos torcedores, a diretoria começou a investir no retorno de Lugano.

O jogador chegou a declarar: “Estou fazendo uso da cláusula de rescisão, mas só utilizo por ser o São Paulo, meu clube. Antes, chegaram propostas muito melhores da Ásia, da China, do Catar, mas não levei em conta porque estava muito bem no Paraguai. Mas o São Paulo faz parte da minha história e decidi.”

LUGANO

Após vários dias de negociação com a equipe do Cerro Porteño para que ocorresse a liberação sem pagamento de multa, no dia 11 de janeiro foi anunciado seu retorno ao Tricolor Paulista, assinando contrato até junho de 2017.

LUGANO6LUGANO2

LUGANO1

 

 

 

 

LUGANOFaz recondicionamento por algumas semanas e reestreou pelo São Paulo na partida contra o Rio Claro no Campeonato Paulista.

Até hoje faz parte do elenco tricolor auxiliando principalmente nos ensinamentos aos zagueiros mais jovens com sua experiência e vontade.

Em jogo contra o Juventude, Diego Lugano ficou após o término do jogo, no banco de reservas conversando com o argentino Buffarini, recém contratado pelo tricolor.lugano-e-buffarini

FOTOS: Uol, Globo, saopaulofc.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *