Conheça Humberlito Borges Teixeira, o Borges. Bi-campeão Brasileiro Pelo São Paulo FC e autor do gol do tri-campeonato em 2008

Nascido na Bahia, Borges começou profissionalmente no Arapongas do Paraná com 21 anos, em 2001. Lá atuou por apenas cinco partidas e fez dois gols.

Borges em ação pelo Paraná.

O atacante perambulou por diversos tiemes do Brasil até 2005, sempre com excelentes médias de gols, do início da sua carreira em 2001 à 2005 foram 44 gols em 36 jogos, 0,66 gol/jogo.

Nestes anos passou pelo Inter de bebedouro, Jataiense, São Caetano, Paysandu, União São João e Paraná. Neste período, sua maior conquista foi o campeonato paulista pelo São Caetano em 2004.

Como características Borges possuía a finalização precisa, o famoso pivô e apesar de ser “baixo”, se posicionava em na área para jogadas aéreas.

Em 2006 o atacante se transferiu para o Velgata Sandai do Japão e foi o artilheiro do campeonato japonês ao marcar 19 gols em 36 jogos. Média de 0,52 gol/jogo.

O São Paulo FC sempre acompanhou sua carreira e suas boas apresentações, em julho de 2006, com auxílio dos representantes do jogador, a equipe paulista iniciou as tratativas para trazer o atacante ao Morumbi.

As negociações não deram certo em 2006 e o negócio acabou sendo firmado apenas em janeiro de 2007. Borges assinou por 3 temporadas.

Apresentação dos jogadores no São Paulo FC, da esquerda para a direita: Francisco Alex, Hugo, Borges e Caiuby.
Poster do Penta Campeonato Brasileiro do São Paulo FC.

No tricolor desembarcou sob desconfiança, considerado baixo, com 1,76m, sofreu com as concorrências de Aloísio Chulapa (xodó da torcida) e Marcel.

Borges foi reserva por grande parte daquela temporada e mesmo assim terminou o campeonato brasileiro como o artilheiro do time, empatado com Dagoberto: 7 gols cada, um a mais que Aloísio Chulapa.

No Campeonato brasileiro de 2008, o Baiano definitivamente ganhou seu espaço. Após ficar 11 pontos atrás do líder Grêmio, o São Paulo foi buscar uma reação inacreditável, de muitas vitórias sofridas e nos embalos de Hernanes, Hugo e Borges o Tricolor rumou com força para o Tri Campeonato consecutivo, um fato inédito na história di futebol brasileiro.

Naquela temporada dois jogos marcaram a carreira de Borges no SPFC:

O primeiro, São Paulo 1 x 1 Fluminense. O tricolor precisava da vitória para garantir o tricampeonato de forma antecipada. O Fluminense não facilitou, abriu o placar e estava obrigando o paulista à buscar a vitória fora de casa contra o Goiás na última rodada. O Morumbi estava lotado, a bola batia na trave e não entrava. Até que aos 12min do segundo tempo Jorge Wagner cruzou, André dias desviou e Borges definiu em um golaço.

O segundo, claro, é o último e decisivo jogo da campanha histórica.

O empate bastava, Rogério Ceni cobrou falta, o goleiro deu rebote. Hugo bateu forte para a área e Borges, Borges desviou e deu o Tri-campeonato inédito ao São Paulo FC.

Borges comemora o título com Dagoberto

Após sair do Tricolor em 2009, Borges foi campeão Gaúcho pelo Grêmio (2010), campeão paulista pelo SFC (2012), Bi-Campeão Brasileiro pelo Cruzeiro (2013 e 2014). Passou pela Ponte Preta e teve como último clube o América Mg, onde foi campão mineiro (2016) q q .

Títulos:

São Caetano: Campeonato Paulista: 2004
São PauloCampeonato Brasileiro: 2007 e 2008
SFC: Campeonato Paulista: 2012
Cruzeiro: Campeonato Brasileiro: 2013 e 2014 e Campeonato Mineiro: 2014
América-MG: Campeonato Mineiro: 2016
Seleção Brasileira: Super Clássico das Américas: 2011

FOTO: Divulgação

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.