Grandes de São Paulo unidos na luta contra o feminicídio

0

No começo do ano, os três grandes clubes da cidade de São Paulo selaram uma parceria inédita e histórica pelo combate à violência contra a mulher

São Paulo, Corinthians e Palmeiras se uniram e lançaram juntos um manifesto para marcar a adesão dos três ao programa “Tem Saída“, que oferece recolocação no mercado de trabalho para mulheres vítimas de violência doméstica.

VEJA ABAIXO O MANIFESTO:

Quem frequenta o estádio, mais do que ninguém, sabe que o futebol não é só um esporte. São as arquibancadas que unem pessoas de todas as classes sociais, escolaridades, origens e etnias. E é para essas mesmas arquibancadas que nós, Corinthians, Palmeiras e São Paulo, fazemos nosso apelo.

No Brasil, a cada 7 segundos uma mulher é agredida. A cada duas horas, uma mulher é assassinada. São corinthianas, palmeirenses e são-paulinas entrando para estatísticas que nos deixam na parte de cima de uma tabela que não queríamos estar: a quinta posição no ranking mundial de feminicídio. Uma posição inaceitável diante da qual precisamos nos posicionar e manifestar nosso repúdio.

Os três maiores clubes de São Paulo deixam suas diferenças de lado para que todas as mulheres, independente do time do coração, possam ser independentes financeiramente do seu agressor rompendo com o ciclo da violência. Por isso, oficialmente, os três clubes tornam-se colaboradores do programa Tem Saída, criado pela Prefeitura de São Paulo juntamente com o Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, OAB-SP e ONU Mulheres.

Esperamos que cada vez mais empresas sigam este exemplo e unam-se à causa. Que a nossa união traga esperança para as mulheres e as encoraje a denunciar seus agressores. E que nossos torcedores sigam respeitando suas companheiras, mães, filhas e amigas.

Porque todos nós sabemos que, quando acreditamos, conseguimos virar o jogo. Que o futebol, mais do que ser sobre vitórias, é sobre esperança. E que, quando damos as mãos e entoamos o mesmo grito, somos capazes de tudo.

O que precisamos agora é do apoio de nossas torcidas. Só com a força de vocês entraremos em campo com a certeza de que #TemSaída.

Para saber mais sobre o programa acesse o site www.prefeitura.sp.gov.br/desenvolvimento, ligue para o serviço telefônico da Prefeitura SP156 ou envie um e-mail para temsaida@prefeitura.sp.gov.br e acompanhe as nossas redes sociais.

Com a assinatura firmada nesta quinta-feira na Prefeitura de São Paulo, os três clubes se comprometeram utilizar o banco de currículos das mulheres cadastradas no programa – todas vítimas de violência – prioritariamente na hora da seleção de candidatos para uma vaga.

Na prática, é basicamente o seguinte: por exemplo, o São Paulo está com uma vaga aberta no setor administrativo, antes mesmo de anunciar a vaga publicamente, o clube se compromete a acessar o banco de dados das mulheres cadastradas no “Tem Saída” para ver se ali encontra alguma candidata com o perfil para o posto em aberto. A ideia é facilitar a recolocação delas no mercado de trabalho, já que uma das grandes dificuldades que ainda fazem com que mulheres mantenham seus relacionamentos com maridos violentos é a dependência financeira.

“O trabalho é um escudo de proteção da mulher contra a violência. A conquista deste espaço faz com que ela se sinta importante e capaz de realizar algo. Quando a mulher começa a trabalhar, percebe o poder que tem e que nada é impossível. A independência financeira é imprescindível”, afirmou Maria Gabriela Manssur, promotora do Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica do Ministério Público do Estado de São Paulo, à agência Brasil, em agosto de 2018, quando a prefeitura divulgou a criação do programa.

VALE LEMBRAR QUE o Santos não foi incluído porque a iniciativa é da prefeitura de São Paulo.

São Paulo em prol das mulheres:

O Tricolor já havia dando bons indícios de que iria tomar atitudes nesse sentido quando lançou o manifesto “O SPFC se importa” em março do ano passado, quando reconhecia as violências e preconceitos sofridos pelas mulheres dentro e fora do futebol e se comprometia a fazer reuniões com suas torcedoras e abrir uma espécie de “ouvidoria” para entender como poderia acolhê-las melhor no clube. A partir daí, veio a iniciativa de participar do “Tem Saída” e também de abrir o Morumbi para oferecer auxílio jurídico e psicológico a mulheres vítimas de violência.

*Matéria de janeiro atualizada em dezembro. 

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.