in

França, um artilheiro que entrou pra história

Atacante França, quinto maior goleador da história tricolor, completa hoje 39 anos

Os são-paulinos que já acompanhavam o futebol nos anos 90 e início da década de 2000 lembram com nostalgia os tempos em que Françoaldo Sena de Souza, o França, envergava a 9 do Soberano. Com estilo semelhante ao de Luis Fabiano, França mixava velocidade, habilidade, controle de bola e um faro matador para colocar a bola no fundo das redes.

Natural da cidade de Codó, cidade no interior do Maranhão que possui cerca de 80 mil habitantes, França passou por Nacional-AM e XV de Jaú antes de chegar ao tricolor do Morumbi, em 1996. A partir dai, se formou a figura de um ídolo.

+ Muricy estuda parar por três meses

Mesmo tendo conquistado apenas títulos regionais (Paulistão de 1998, 2000 e o Rio São-Paulo de 2001), o centroavante teve destaque em praticamente todos os 327 jogos pelo Soberano, chegando a marca de 182 gols e se colocando entre os cinco maiores atacantes de toda a história são-paulina.

Ficando seis anos no São Paulo, mais precisamente até 2002, França também criou identidade em outras duas equipes: O Bayer Leverkusen-ALE e o Kashima Reysol-JAP, onde conquistou a Série B japonesa, em 2010. No ano seguinte, o artilheiro ainda atuou pelo Yokohama FC, mas decidiu que era hora de pendurar as chuteiras.

Hoje ele mora em Tóquio, capital da Terra do Sol Nascente, e não trabalha envolvido com o mundo do futebol.

Relembre grandes lances do atacante França:

O que achou?