Diniz: “O Pato nunca conseguiu me enganar”

Titular em 2020, Pato vive momento de alta no Tricolor após série de baixas desde o seu retorno ao clube em 2019 e sob o comando de Fernando Diniz, o atacante parece ter retomado a confiança

Alexandre Pato voltou a balançar as redes com quatro gols nos últimos seis jogos disputados. Antes reserva e às vezes nem entrou, como nos últimos jogos de 2019, o camisa 7 vive um bom momento em 2020 e vem agradando ao treinador e os torcedores.

Em entrevista aos canais SporTV, Diniz se aprofundou para explicar sua relação com o jogador e como enxerga o camisa 7.

“A gente (treinadores) sabe da classe social que vem a maioria dos jogadores e a gente imagina os problemas que eles tiveram. Eu não imagino, porque eu fui um deles, e eu não me esqueci do jogador que eu fui, e principalmente da pessoa que fui e dos problemas que a gente tem para virar jogador de futebol profissional”, começou.

“Então o Pato, como outros, mas o Pato de forma específica, é um cara que saiu de casa com 11 anos de idade, então eu não estou tentando recuperar o futebol do Pato, eu estou tentando cada vez mais entender o Pato como pessoa. Porque ele é um cara generoso, ele é um cara que você vê agora nos jogos que tem uma gana muito grande de ganhar, ele é um super-talento, um cara que tem coisas que a gente sabe que são muito difíceis de serem feitas e ele faz com imensa naturalidade”, defendeu.

+ PATO LIDERA QUESITOS DE ESTATÍSTICAS. CONFIRA

Mais adiante, Diniz utilizou as questões sociais que enunciou para relatar e explicar a função extra-campo dos técnicos de futebol no Brasil.

 “O Pato nunca conseguiu me enganar, que ele era quem ele aparentava ser, uma pessoa meio desligada, ou que não tem interesse; ele é um cara que é apaixonado pelo futebol e que precisava minimante ser compreendido. Então quando você fala que o treinador tem que ser meio paternal, as vezes tem que ser até maternal, isso é o papel do treinador nas condições do país que a gente vive e da formação social dos jogadores que a gente tem no país”, disse.

“Por isso eu acho que o problema no Brasil é muito mais psico-social do que de ordem técnica e tática, que é um trabalho que eu abordo constantemente. Não que a parte tática seja menos importante, ela também é, mas quando a gente fala de coragem, confiança, liderança, são todas características emocionais que a gente tem que se dedicar mais, para poder entender melhor quais são os jogadores que a gente tem no nosso país”, seguiu.

“E não simplesmente ficar usando modelos europeus, de como é que se compacta as linhas, isso também são coisas importantes – e até acho que nessa direção a gente tem evoluído muito nas categorias de base -, mas acredito que a gente está perdendo o principal: que é contato humano, saber o que os jogadores precisam para se sentirem bem e gerar confiança, e formar pessoas melhores. Se a gente formar pessoas melhores desde a base, a gente vai ter certamento jogadores melhores também”, concluiu o treinador.

O São paulo, assim como os demais clubes ainda não sabem quando irão retomar as atividades, devido a pandemia do coronavírus.

Fonte: Gazeta Esportiva.com
Foto: Divulgação

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.