Cuca não tem licença exigida por FPF e CBF para comandar o São Paulo

0

Cuca não tem  a licença que a CBF e a Federação Paulista de Futebol exigem dos treinadores que atuam no Campeonato Paulista e no Campeonato Brasileiro

Cuca é o novo técnico do São Paulo, mas ainda não tem a licença que a CBF e a Federação Paulista de Futebol exigem dos treinadores que atuam no Campeonato Paulista e no Campeonato Brasileiro.

Isso, porém, não deve impedi-lo de dirigir o time nos dois torneios. Segundo a assessoria de imprensa do São Paulo, o treinador “já está comprometido a fazer (o curso para treinadores) na próxima edição” e que, “amarrado a este compromisso, está autorizado a dirigir o time até lá”.

A próxima edição dos cursos para obtenção da Licença A e da Licença Pró – as duas exigidas pela FPF e pela CBF – estão previstas para dezembro, após o fim do Campeonato Brasileiro.

O “Manual do Licenciamento” da CBF, documento que lista as exigências a serem cumpridas pelos clubes que pretendem disputar competições organizadas pela entidade, diz:

– […] É importante destacar que a partir de 2019, todos os treinadores das equipes principais deverão apresentar a Licença Honorária, Licença Pro ou Licença A para treinadores emitida pela CBF, ou, então, estar matriculado no curso para obtenção de licença.

O artigo 26 do regulamento do Campeonato Paulista, único torneio que o São Paulo disputa neste momento do ano, prevê:

– Somente poderão participar da competição treinadores devidamente cadastrados pelos seus Clubes no sistema Gestão WEB da CBF, que tenham Licença Honorária, Licença PRO ou Licença A emitida pela CBF, ou então, apresentar a matrícula no curso para obtenção da respectiva licença no ano em questão, sob pena de multa administrativa ao Clube infrator.

De acordo com a CBF, Cuca não tem nenhuma dessas licenças. O técnico foi convidado pela confederação a fazer o curso no final do ano passado, mas não pôde porque estava passando por um tratamento médico.

No caso do Campeonato Brasileiro, pode haver uma brecha no regulamento específico da competição, que ainda não foi elaborado. O documento só será elaborado após o Conselho Técnico do torneio, que será realizado nesta sexta-feira, dia 21 de fevereiro.

No caso do Campeonato Paulista, o regulamento prevê o pagamento de “multa administrativa”, mas não estipula valores. Questionada sobre a situação do técnico do São Paulo, a FPF respondeu por meio de uma nota:

– Caso o treinador seja registrado no Campeonato Paulista, a FPF consultará a CBF sobre sua situação em relação à licença exigida no Regulamento da competição.

Foto: Divulgação
Fonte: Globoesporte.com

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.