Dío5 como capitão nesta noite

Tricolor domina o jogo, cria boas oportunidades, mas sai de campo derrotado e não consegue quebrar o tabu na Arena da Baixada

Na noite desta quarta-feira (21), o São Paulo foi à Arena da Baixada enfrentar o Atlético-PR pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Com elenco em reformulação, durante o principal campeonato do ano, o técnico Rogério Ceni teve que se desdobrar para armar a equipe em busca da reabilitação no nacional. Infelizmente, não conseguiu.

PRIMEIRO TEMPO

O São Paulo começou o jogo em um esquema 3-4-3 com posse de bola e 5-4-1 sem a bola, Lugano na sobra na linha de 3 defensiva, com Marcinho e Junior Tavares recompondo pelas alas. Ainda com dificuldades na recomposição e na criação de jogadas a equipe foi pressionada nos primeiros minutos pelo time comandado pelo técnico Eduardo Batista.

Aos 3 minutos da prima etapa, em saída de bola errada de Militão, Renan fez bela defesa sobre o chute de Nikão e no escanteio Militão, novamente ele, não acompanhou o zagueiro Wanderson que após dividida na pequena área, rolou a bola entre as pernas do goleiro Renan para abrir o placar aos 4 minutos.

Até os 15 minutos o Atlético pressionou e quase ampliou o marcador. Aos 5, Nikão entortou Thiago Mendes, chutou forte e parou em grande defesa de Renan Ribeiro. O Rubro-Negro cedeu a bola ao Tricolor, que alterou sua tática de jogo para o 4-4-2, Militão virou lateral direito, Thiago Mendes um meia aberto pela direita e Marcinho atacante. Mesmo assim não conseguiam de fato assustar o gol do goleiro Weverton.

Cueva quase empatou o jogo em cruzamento de Marcinho, mas não passou disso. O São Paulo não traduzia a posse de bola em oportunidades. Já no final do primeiro tempo , um grande susto, aos 43 min, Lugano atrasou a bola de dentro da pequena área sem ver se Renan estava no gol e o Atlético quase ampliou.

SEGUNDO TEMPO

Os dois treinadores executaram alterações no intervalo. Eduardo tirou Matheus Rosseto e Lucho para a entrada de Daivid e Carlos Alberto, aumentando o poder de marcação com o primeiro e liberando Carlos Alberto para armar contra-ataques, ligando o Nikão. Ceni retirou o “passe de lado e trote” de Cícero para a entrada do estreante número um da noite, Denílson.

O treinador tricolor abriu o time em um 4-2-3-1, com Thiago e Jucilei como volantes, Militão de lateral direito, Cueva no centro armando, Marcinho aberto na direita e Denilson na esquerda. Denilson foi bem, puxou jogadas verticais, ensaiou dribles no mano a mano, porém, sempre faltou à ele e ao restante do time o último passe.

Nas pontas, com Marcinho pela direita e Denilson pela esquerda o time dava mais pressão sobre a saída de bola adversária, machucando mais a marcação e fazendo a bola cruzar de um lado ao outro a área adversária. Infelizmente a pressão inicial não se traduziu em Gol ou grandes chances. Cueva, mais participativo nesta partida, tentou tabelas e triangulações, mas a noite não era tricolor.

Na sequência veio W. Nem no lugar de Militão, recuando Marcinho para a lateral direita. O São Paulo perdeu poder ofensivo por aquele lado, W.Nem parece ainda não ter se encontrado no esquema tricolor, e o time continuava com a posse da bola, sem assustar o time adversário,  e exagerando nas bolas cruzadas na área.

No fim, o segundo estreante da noite, Brenner foi para o jogo no lugar de Cueva.  O Jovem se apresentou, chamou jogo, tentou um passe magistral ao Pratto, porém, sem sucesso. O time ainda cruzou diversas bolas na área, mas não conseguiu o empate. Fim de jogo.

O São Paulo saí de Curitiba há 2 pontos da zona de rebaixamento e sem nunca ter vencido na Arena da Baixada e o Atlético saí reabilitado no campeonato ao conquistar a primeira vitória em casa.

Nesta noite a equipe se mostrou mais organizada taticamente. Faltaram as transições em velocidade, trocas de posições, tabelas de sucesso, infiltrações, homem surpresa, cruzamentos com qualidade, jogadas individuais e ensaiadas. O time hoje mostrou evolução tática, sem grandes invenções. Agora é preciso manter o padrão que o treinador escolher e crescer. É preciso evoluir muito o desempenho coletivo se quisermos brigar por  uma vaga na Taça Libertadores da América.

FOTO: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.