in

Copa do Brasil: Critérios de sorteio da 1ª fase da Copa do Brasil

A CBF definiu oficialmente e divulgou os critérios do sorteio que vai definir o futuro de 80 clubes que vão disputar a 1ª fase da Copa do Brasil 2022

A entidade distribuiu as equipes em oito potes, que serão usados para a montagem dos duelos da etapa de abertura do torneio em evento previsto para a próxima segunda-feira, às 13h (de Brasília), no Rio de Janeiro. 

Os clubes da 1ª fase foram ordenados de acordo com o Ranking Nacional de Clubes (RNC) de 2022. Eles foram divididos em oito potes com 10 equipes em cada um.

Os potes vão de A a H. Os confrontos serão feitos entre A x E, B x F, C x G e D x H.

+São Paulo renova com João Adriano, destaque da equipe na Copinha

VEJA OS POTES DO SORTEIO

  • Pote A: Grêmio, Santos, São Paulo, Internacional, Ceará, Cruzeiro, Atlético-GO, Sport, Vasco e Chapecoense.
  • Pote B: Cuiabá, Goiás, Juventude, Vitória, Coritiba, Avaí, CRB, Ponte Preta, CSA e Vila Nova.
  • Pote C: Sampaio Corrêa, Paraná, Guarani, Criciúma, Brasil de Pelotas, Náutico, Paraná, Operário-PR, Londrina, Paysandu e Figueirense.
  • Pote D: Oeste, ABC, Botafogo-SP, Tombense, ferroviário, Volta Redonda, Manaus, Juazeirense, Brasiliense e Novorizontino.
  • Pote E: Altos, Mirassol, Campinense, Moto Club, São Raimundo-RR, Ferroviária, Salgueiro, Globo FC, União-MT e Sergipe.
  • Pote F: ASA, Cascavel, Bahia de Feira, Atlético-BA, Rio Branco-AC, URT, Portuguesa-RJ, Castanhal, Porto Velho e Sousa.
  • Pote G: Tocantinópolis, Operário-MT, Ceilândia-DF, Real Noroeste-ES, Nova Iguaçu, Lagarto-SE, Trem-AP, Maricá-RJ, Glória-RS e Pouso Alegre-MG.
  • Pote H: Azuriz-PR, Icasa, Grêmio Anápolis, Tuna Luso, Tuntum, São Raimundo-AM, Fluminense-PI, Humaitá-AC, Nova Venécia-ES e Costa Rica-MS.

O diagrama como todos os confrontos da tabela da Copa do Brasil possui chaves que vão de 1 a 20. Elas serão preenchidas com os clubes sorteados. Primeiro será puxada uma equipe do Pote E para a Chave 1.

Em seguida, o rival deste time será apontado após a retirada de um nome do Pote A, formando assim o Grupo 1. Este padrão será usado até o fim para a formação dos 40 duelos da 1ª fase.

A primeira fase será em jogo único com a equipe melhor ranqueada atuando fora de casa e com a vantagem de se classificar em caso de empate no tempo normal.

O sorteio da próxima segunda-feira ainda vai definir o mando de campo da 2ª fase, que também será em jogo único, mas com decisão de pênalti em caso de igualdade no tempo normal.

Foto: Thais Magalhães/CBF
Fonte: Globoesporte.com

O que achou?

Escrito por Natália Milreu