Como fica o São Paulo com os novos reforços?

0

Com as chegadas de Arboleda, Jonatan Goméz e Petros, o técnico Rogério Ceni deve fazer algumas alterações no “time base” do tricolor

O São Paulo anunciou esta semana três contratações para o restante da temporada: o zagueiro equatoriano Arboleda, o volante brasileiro Petros e o meio-campista argentino Jonatan Goméz. As chegadas destes atletas devem fazer Rogério Ceni mexer na equipe.

O setor que o mito terá mais trabalho será, provavelmente, o defensivo. Já que além da chegada de Arboleda, o tricolor perdeu Maicon, que rumou ao futebol turco, e Lucão, afastado. Isso sem contar que chegará outro zagueiro, assim como disse o diretor Vinicius Pinotti.

O volante Petros chega para ser titular e fazer dupla com Jucilei na “volancia” do Soberano. Já o hermano Jonatan Goméz chega para disputar posição na “meiuca”.

Vamo Tricolor
Petros já está integrado aos treinamento no CT da Barra Funda

Assim, Rogério Ceni mudará na equipe titular. Além de trocar peças, Ceni pode mudar até o sistema tático. Nos últimos jogos, com exceção do confronto com o Fluminense, o São Paulo foi a campo no sistema 3-4-2-1 (3-4-3), e durante alguns jogos mito apostou em uma troca pelo 4-2-3-1 ou 4-3-3. Enfim, as variações de formar uma equipe ora com uma linha de três zagueiros, ora com uma linha de 4 defensores, deverá continuar, para analisar o desempenho nas duas ocasiões.

Arboleda e Goméz já treinaram sob os olhares da comissão técnica

Com isso, se Ceni mandar a campo a equipe no 3-4-2-1, provavelmente será: Renan Ribeiro; Arboleda, Lugano (Éder Militão) e Rodrigo Caio; Araruna (Marcinho, Buffarini, Thiago Mendes ou Bruno), Jucilei, Petros e Júnior Tavares; Cueva e Marcinho (Jonatan Goméz, Denilson ou Maicosuel); Lucas Pratto.

Já no 4-2-3-1: Renan Ribeiro; Araruna (Buffarini ou Bruno), Arboleda, Rodrigo Caio e Júnior Tavares; Jucilei e Petros; Marcinho (Denilson, Jonatan Goméz), Jonatan Gomez (ou Cueva) e Cueva (Jonatan Gomez, Maicosuel ou Denilson); Lucas Pratto.

Outro sistema que o Mito já usou em 2017 foi o 4-3-2-1 (4-1-4-1/4-3-3). Nesse sistema, os três volantes são peças chaves, isso porquê dois deles avançam como meias por vários momentos do jogo enquanto o outro fica como um guardião da transição entre meio e defesa, principalmente para parar os contra-ataques adversários.

Imagem relacionada
O Real Madrid de Zidane também utiliza muito o 4-3-3 (4-3-2-1/4-1-4-1)

Esse último citado é o sistema da “moda” no mundo do futebol. Equipes como Real Madrid, Barcelona, Manchester City, Bayern München e até a Seleção Brasileira (…) usam esta formação. Real Madrid (Antes da lesão de Gareth Bale) e a Seleção Brasileira usaram e abusaram do mesmo sistema na última temporada, isso porquê Zidane e Tite são da mesma “escola”, a do renomado treinador italiano Carlo Ancelotti.

O São Paulo de Bauza em 2016 também utilizou, por algumas vezes, o 4-1-4-1 (4-3-3/4-3-2-1) e fez boa campanha na Libertadores.

Se Rogério Ceni voltar a usar esta formação o “time ideal” seria: Renan Ribeiro; Araruna (Buffarini ou Bruno), Arboleda, Rodrigo Caio e Júnior Tavares; Jucilei; Thiago Mendes (ou Jonatan Goméz) e Petros; Cueva e Marcinho (Jonatan Goméz, Maicosuel ou Denilson); Lucas Pratto.

Porém, é importante frisar que mesmo Ceni implantando tais esquemas, o resultado dificilmente irá aparecer rapidamente. Por conta do entrosamento, já que a diretoria resolveu “trocar o pneu, com o carro em movimento”. Todavia, resta-nos torcer e apoiar o elenco e o Rogério Ceni, para darmos a eles confiança, que é fundamental. Dito isso, a nação são-paulina espera que a solução para nossos problemas seja “mítica”.

Fotos: Divulgação.

 

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.