Com final em dois jogos, saiba tudo sobre a Libertadores 2017

0

A Conmebol decidiu que a Copa Libertadores de 2017 será decidida em dois jogos. Tire aqui todas as suas dúvidas e veja os times já classificados

A Taça Libertadores teve seu calendário alterado, mas o modelo de disputa da final não sofrerá modificações na próxima edição. A Conmebol anunciou nesta terça-feira que o título do torneio em 2017 será decidido em dois jogos, de ida e volta, como de costume.

Com tantas mudanças, tidos nós ficamos meio confusos, com isso, segue algumas das principais perguntas feitas na última semana por torcedores de toda a América:

Quantas vagas o Brasil passa a ter na Libertadores?
Sete times brasileiros passam a ter o direito de disputar o torneio a partir da próxima edição.

Divisão de vagas na Libertadores 2017 (Foto: Divulgação / Conmebol)Como serão definidas essas vagas?
Classificam-se o campeão da Copa do Brasil e os seis primeiros do Campeonato Brasileiro. Se o campeão da Copa do Brasil estiver entre os seis primeiros da Série A, o G-6 vira G-7, e o sétimo colocado do Brasileirão também entra na Libertadores.

Quais outros países também se beneficiaram com a mudança?
Chile, Colômbia e Argentina* ganharam uma vaga cada. Os argentinos passam a ter seis equipes na competição. Chilenos e colombianos vão ter quatro times. Bolívia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela seguem com três cada.
* A AFA (Associação de Futebol Argentino) ainda não definiu o que vai fazer com a sexta vaga recebida pela entidade. Há ainda a possibilidade de surgir um sétimo time caso o San Lorenzo conquiste a Copa Sul-Americana (assim como acontece no Brasil com chapecoense e Coritiba que estão na luta).

Quais times ainda estão na disputa por título da Copa do Brasil?
Atlético-MG, Juventude, Santos, Internacional, Grêmio, Palmeiras, Corinthians e Cruzeiro.

Se um brasileiro for campeão da Sul-Americana, o país terá oito times na Libertadores?
Sim. A partir do ano que vem, a Copa Sul-Americana não vai mais tirar uma vaga do país campeão. Se Coritiba ou Chapecoense conquistar o título, o G-6 do Brasileirão permanece e pode até virar G-7 ou G-8, caso os vencedores da Sul-Americana e da Copa do Brasil terminem o Brasileiro até a sexta posição. A partir de 2018, o Brasil poderá ter até nove representantes na Libertadores se os campeões das duas competições continentais, além do vencedor da Copa do Brasil, ficarem entre os seis primeiros do Brasileirão.

Quantos clubes ao todo disputarão a Taça Libertadores e a Copa Sul-Americana?
A Libertadores será disputada por 44 clubes, enquanto a Sul-Americana terá 54 equipes.

Tem como um mesmo time disputar as duas competições?
Há a possibilidade de um mesmo time disputar as duas competições num mesmo ano. Isso por conta do caráter de “repescagem” da Sul-Americana. Explica-se: com as novas regras da Conmebol, 10 dos 16 clubes eliminados na fase de grupos da Libertadores – os oito terceiros colocados e os dois melhores quartos – ganharão um lugar na Sul-Americana a partir de 2017. Além do salto de competidores para 54, a competição será disputada de março a dezembro.

Dos brasileiros classificados para a Libertadores, quantos entram direto na fase de grupos?
Garantem vaga direto na fase de grupos o campeão da Copa do Brasil, além do primeiro, segundo e terceiro colocados no Brasileiro. Os demais – quarto, quinto e sexto – disputam a chamada pré-Libertadores. Lembrando que o número de clubes (32) e o formato de disputa da fase de grupos da Libertadores permanecem os mesmos.

Como será a disputa da pré-Libertadores?
Antes da fase de grupos, a Libertadores terá duas fases preliminares. Na primeira, 16 clubes serão divididos em oito duelos com partidas de ida e volta. Os oito classificados disputam um novo mata-mata, que definirá os quatro times que vão disputar a fase de grupos. Estas equipes se  juntarão aos 26 classificados de forma direta, além do atual campeão da Libertadores (o Atlético Nacional-COL) e o campeão da Sul-Americana, totalizando 32 times em oito grupos de quatro.

Como será o critério de classificação para a Sul-Americana?
O Brasil terá seis vagas fixas na Copa Sul-Americana, mas a CBF ainda não divulgou os critérios de classificação. O certo é que 10 dos 16 clubes eliminados na fase de grupos da Libertadores – os oito terceiros colocados e os dois melhores quartos – ganharão um lugar na fase de grupos da Sul-Americana. A competição será disputada de março a dezembro.

Quais times mais se beneficiam com a mudança? Quem estava fora da briga e agora passou a sonhar?
Fluminense (46 pontos) e Atlético-PR (42), atuais quinto e sexto colocados, são a princípio os maiores beneficiados com as mudanças. No entanto, com a possibilidade de o G-6 virar até G-8, caso os campeões da Sul-Americana e da Copa do Brasil terminem entre os seis primeiros do Brasileiro, outras equipes ainda podem sonhar com uma vaga na Libertadores. É o caso de Corinthians (41), Botafogo (41), Grêmio (40), Ponte Preta (39), Chapecoense (38), Coritiba (36%), Vitória (35) e São Paulo (35). Ou seja, do quinto ao 14º colocado, a disputa segue aberta após 28 rodadas disputadas.

Competições regionais como a Copa do Nordeste ou a Primeira Liga pode dar vaga para a Taça Libertadores?
Não. Apenas competições nacionais garantem vaga na Taça Libertadores.

Qual será o período de disputa da próxima Libertadores?
A edição 2017 vai de fevereiro a novembro, com 42 semanas de duração (a edição deste ano teve 27 semanas).

A final será em jogo único?

Não. Nesta terça (4) ficou decidido que será no formato de dois jogos, como nas edições anteriores.

Confira quem são os classificados até o momento para a Libertadores 2017:

Argentina (6 vagas): Lanús, San Lorenzo, Estudiantes, Godoy Cruz (?) e (?)

Bolívia (3): Sport Boys, Jorge Wilstermann e The Strongest

Brasil (7): (?), (?), (?), (?), (?), (?) e (?)

Chile (4): Universidad Católica, (?), (?) e (?)

Colômbia (5): Atlético Nacional, Independiente Medellín, (?), (?) e (?)

Equador (3): Barcelona, (?) e (?)

México (3): Chivas Guadalajara, (?) e (?)

Paraguai (3): Libertad, (?) e (?)

Peru (3):  (?), (?) e (?)

Uruguai (3): Peñarol, Nacional e Cerro Porteño

Venezuela (3): Zamora, (?) e (?)

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.