in ,

Chances do São Paulo ir à Libertadores aumentaram drasticamente no último mês

Foto: Rubens Chiri

Segundo matemáticos, o São Paulo tinha mínimas chances de ir à Libertadores, porém, o cenário mudou muito nos últimos 30 dias

Depois que perdeu o título da Copa Sul-Americana, o Tricolor voltou todas as suas fichas para o Brasileirão, onde colocou como meta e obrigação, classificar-se para a próxima edição da Copa Libertadores da América, e hoje, 30 dias depois, o time de Rogério Ceni depende apenas de si para alcançar o objetivo.

Ainda no planejamento feito no fim do ano passado, diretoria e comissão técnica tinham o 6º lugar do Brasileirão como meta. O sexto posto daria uma vaga à primeira fase da Libertadores, hoje, o São Paulo é o oitavo (lugar que também lhe dará o direito de ir ao torneio continental do ano que vem), mas pode ainda cumprir o que foi planejado.

Vale lembrar que neste ano, devido as conquistas do Flamengo, o sexto colocado do Campeonato Brasileiro, garante um lugar na fase de grupos da Libertadores de 2023. Hoje, o Athletico Paranaense ocupa esta posição, com apenas um ponto a mais que o São Paulo. Dessa forma, o Tricolor saiu de 1,5% para 59,7% de chance de se classificar para a Copa Libertadores de 2023.

É bom ressaltar que este número de 1,5%, se deu após o empate sem gols contra o Palmeiras no Allianz Parque, em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe comandada por Rogério Ceni era apenas a 12ª colocada do Brasileirão, com 41 pontos, e via a vaga para o torneio continental como um objetivo distante.

Desde então o São Paulo acumulou vitórias contra Coritiba, Juventude e Atlético-GO, resultados que levaram o Tricolor do Morumbi ao G8 do Campeonato Brasileiro, grupo que garante vaga para a próxima edição da Libertadores. Agora, com 50 pontos, o São Paulo tem 59,7% de chance de disputar o principal torneio continental de clubes na próxima temporada, segundo os cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Se vencer o Atlético-MG nesta terça-feira, no Morumbi, o São Paulo ultrapassará o rival, que é o sétimo colocado, com 51 pontos, e poderá até mesmo desbancar o Athletico-PR da sexta colocação, se o Furacão tropeçar contra o Goiás.

A sequência final no Campeonato Brasileiro, entretanto, não é nada fácil. Nas últimas quatro rodadas o Tricolor terá pela frente o Atlético-MG (Morumbi), Fluminense (Maracanã), Internacional (Morumbi), e Goiás, (Serrinha). Dos quatro adversários restantes, três integram o G8.

Veja também:

São Paulo na temporada 2022
Maiores participações em gols na Era Ceni
Números Rogério Ceni desde seu retorno no São Paulo

Tudo sobre o Tricolor!

Siga o SPFC Notícias nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre nosso querido São Paulo FC:

Instagram | > Twitter | > Facebook  

Conheça nossa loja parceira com vários artigos do Tricolor: Fan Sport Wear

Fonte: Sambafoot

O que achou?

Escrito por Rodrigo Alcântara