CBF dá para trás e não utilizará o árbitro de vídeo nesta rodada

0

Em reunião, a entidade decidiu que não irá utilizar o recurso no fim de semana, pois não têm condições de implementá-lo em todos os jogos da rodada

Nesta quarta-feira, a CFB se reuniu para discutir a implementação do árbitro de vídeo no Campeonato Brasileiro. E chegaram a uma conclusão: de que ainda não estão prontos para utilizar esse recurso em todos os jogos da rodada, então por enquanto, não vamos ver esse tipo de ajuda nas partidas.

A princípio, só alguns jogos iam ter árbitro de vídeo, outros ficariam sem por questões técnicas. Essa ideia repercutiu mal entre os clubes e dentro da entidade, por isso eles resolveram que só vão adotar o recurso quando tiver condições de implementá-lo em todos os dez jogos de cada rodada.

Testes com um grande número de árbitros já foram iniciados e a expectativa é que o recurso já esteja disponível na 26ª rodada. A Globo, detentora dos direitos dos jogos na televisão, é quem irá dar o aval para o início da utilização do vídeo na arbitragem.

A emissora se pronunciou pela primeira vez sobre o caso, e ressaltou que “esse é um projeto que demanda tempo para selecionar, treinar operadores, padronizar estádios com equipamentos necessários, simular testes com os times de operador de replay, técnico e árbitro de vídeo CBF”.

Veja abaixo o comunicado completo:

Globo e Globosat colaboram com o projeto de vídeo arbitragem pois entendemos ser uma evolução natural do esporte em concordância com os diversos players internacionais ligados ao Futebol. Estamos em conversas com a CBF desde o início de 2016 sobre de que maneiras poderíamos cooperar com a Confederação para a implementação do Árbitro de Vídeo no Campeonato Brasileiro. Avaliamos alternativas e soluções e fizemos testes na prática. A partir destes resultados, apresentamos propostas para atender a demanda de produzir todos os 380 jogos do Brasileirão, que levam em conta as regras da FIFA e a IFAB (Federação Internacional de Arbitragem) e as premissas da CBF. Estas propostas estavam sendo avaliadas para uma possível implementação em 2018. Foram feitos testes offline (sem interferência no resultado do jogo) nas Finais do Campeonato Carioca 2016 e um teste online (com comunicação com árbitro) na final do campeonato pernambucano 2017. Mas devido à complexidade da operação, esse é um projeto que demanda tempo para selecionar, treinar operadores, padronizar estádios com equipamentos necessários, simular testes com os times de operador de replay, técnico e árbitro de vídeo CBF. Vale lembrar que o sinal dos jogos produzidos tanto pela Globo como pela Globosat tem o objetivo único de gerar a melhor cobertura e experiência para o telespectador. Para o projeto de vídeo arbitragem são necessários ajustes e inclusões de câmeras que não fazem parte do modelo atual de captação de TV.

Foto: AFP

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.