Atlético-GO x SPFC: ou mata ou se queima com o Dragão

A disputa de hoje, às 16 horas, em Goiás, pela 33ª rodada do Brasileirão, entre Atlético Goianiense e São Paulo tem um elemento complicador para o Tricolor Paulista: em terceiro na tabela, o time do Morumbi ou vence o Dragão, e cola no Inter; ou poderá terminar a rodada em quarto lugar na tabela, passando da situação de luta pelo título à missão de tentar assegurar uma vaga direta na Libertadores. Entenda.

Na ponteira do campeonato, o Internacional tem quatro pontos de vantagem sobre o segundo colocado. Mesmo que perca hoje para o Red Bull Bragantino, no Beira Rio, encerrará aa 33ª rodada na liderança. A briga por posições está na prateleira abaixo.

São Paulo e Flamengo somam 58 pontos, porém, no critério de desempate, o clube carioca possui uma vitória a mais (17/16), que o colocou na vice-liderança, enquanto o Tricolor Paulista foi empurrado para a terceira posição. Na rodada de hoje, a 33ª, o Flamengo enfrentará o Sport, em Recife; enquanto o São Paulo enfrentará o Atlético-GO. Ambos precisam vencer para seguir na cola do Inter.

Mas no meio deste embate pelo título, ainda há o Atlético Mineiro, com 57 pontos, na quarta posição na tabela. Se Flamengo ou São Paulo simplesmente empatarem contra seus adversários e o Galo vencer o Fortaleza, no Mineirão, chegará a 60 pontos, assim os mineiros poderão fechar a rodada na vice-liderança, empurrando o Flamengo para terceiro e o São Paulo, que há um mês possuía sete pontos de vantagem, para a quarta colocação.

Um tropeço do São Paulo, encerrando a rodada na quarta colocação, não só afundaria matematicamente e moralmente o time, como também colocaria pressão pela classificação na disputa dos quatro que vão direto para a Libertadores, lembrando que na outra rodada, o Tricolor enfrentará ninguém menos que o Palmeiras, que acaba de conquistar a América.

Aos ler o parágrafo acima, haverá quem diga: “ah, mas o Palmeiras estará com a cabeça no Mundial, não entrará com força máxima”. Pois bem. Esse argumento já fora utilizado quando o São Paulo enfrentou o time reserva do Santos (com a cabeça na disputa da Liberta), no Morumbi, e perdeu.

Do time que estava há sete pontos na dianteira, na reta final do campeonato, ao atual São Paulo, qualquer previsão é como um lançar de dados, mas, quando se olha para as verdades matemáticas da pontuação na tabela, não há como não dizer que a partida de hoje, contra o Dragão, representa ainda mais um sopro de esperança na luta pelo título ou praticamente um jogar de toalha.

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.