Dois gols na final do Paulistão de 1998 e muitos outros gols importantes com a camisa do Tricolor. Conheça a história de Françoaldo Sena de Souza

Nascido no dia 2 de março de 1976, em Codó no Maranhão, França iniciou sua carreira atuando pelo Nacional de Manaus em 1993 onde fora revelado, no ano seguinte assinou contrato com o XV de Jaú e chegou ao São Paulo Futebol Clube no final de 1995 onde escreveu sua história no futebol nacional.

No São Paulo

Em 1996, mesmo na reserva de Muller e Almir no Paulistão, França marcou 8 gols, um deles foi um golaço de bicicleta contra o Rio Branco no Pacaembú. Ele brilhou muito no Tricolor Paulista, fazendo muitos gols. Em 323 partidas pelo São Paulo, França fez 182 gols, marca que o registrou como o quinto maior artilheiro da história do clube e a 11ª melhor média de gols do clube (0,56 gol por jogo). Conquistou 2 campeonatos paulistas, em 1998 e 2000 – sendo artilheiro em ambas competições, com 12 e 18 gols, respectivamente – e um Torneio Rio-São Paulo, onde França foi novamente artilheiro também, com 6 gols.

Os seus muitos gols e assistências, lhe renderam algumas convocações para a seleção brasileira, entre os anos de 2000 e 2002. Em um amistoso entre Brasil e Inglaterra em maio de 2000, França fez o gol brasileiro no empate de 1 a 1 em Wembley.

Em 2002, (já negociado com o Bayer Leverkusen-ALE) França seguiu no São Paulo, marcando muitos gols, sendo mais uma vez artilheiro do Rio-São Paulo com 19 gols; no entanto, em uma partida contra o Corinthians pelas semi-finais da Copa do Brasil, França sofreu uma grave lesão, que fez com que ele acabasse não sendo convocado para a Copa do Mundo de 2002 do Japão, e depois de estar em tratamento, ele se transferiu para o Bayer Leverkusen da Alemanha em julho de 2002. O valor da transferência para o clube Alemão foi 12 milhões de dólares.

+ CONHEÇA A HISTÓRIA DO NOSSO ÍDOLO MURICY RAMALHO

No Bayern

No primeira temporada pelo Bayer Leverkusen, França não repetiu as atuações que fazia pelo São Paulo, chegando a ser reserva em muitos jogos pela Bundesliga e UEFA Champions League.Porem na 2ª temporada 2003/2004 França foi titular e formou dupla de ataque com o bulgaro Berbatov levando o Bayer Leverkusen ao 3ºlugar da Bundesliga e conquistando o direito de disputar novamente a UEFA Champions Legaue!Na sua 3ªtemporada França começou muito bem (jogando demais no classico contra o Bayern Munique , vitoria por 4 x 1 com dois gols dele e um 3 x 0 no Galatico Real Madrid pela UEFA Champions League , mas depois disso uma contusão o atrapalhou e seu rendimento caiu.

No Kashiwa Reysol

Em maio de 2005, França realiza sua última partida pelo clube alemão. Em agosto do mesmo ano, acaba não renovando contrato, e acaba indo jogar no Kashiwa Reysol do Japão. Mas sua chegada, não ajudou a equipe a escapar do rebaixamento para a segunda divisão japonesa. Em 2006, França permaneceu no Kashiwa, e ajudou sua equipe a voltar a elite japonesa.

Após cinco anos no Japão, rescindiu contrato com o clube em julho de 2010. França ficou quase um ano parado e em agosto de 2011 assinou com o YokohamaFC , mas só atuou em 5 jogos e marcou apenas 1 gol.

O jogador chegou a ser cotado para reforçar o Ceará, mas não conseguiu acordo e permaneceu algum tempo aguardando convites do São Paulo F.C e poder lutar para se tornar o maior artilheiro da história do clube. Porém, o atleta natural de Codó (MA) encerrou a carreira em 2011 no Yokohama FC, do Japão, depois de passar sete temporadas no país.

Em 2013, o ex-jogador declarou que, apesar de ter recebido convites de Santos e Flamengo, não quis aceitá-los e, por não ter tido mais a intenção de ir atrás de clubes, acabou encerrando sua carreira. França, ao contrário de vários colegas de profissão, que, depois de pararem, decidem voltar às suas terras natais, optou por permanecer no Japão, devido à segurança do local, declarando que a vida no país, graças a uma maior estabilidade social e cultural, “parece coisa de cinema”.

https://www.youtube.com/watch?v=6up7EJ5J4Yw

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.